Aplicativo para celular calcula os riscos de seu avião cair

Os cálculos consideram acidentes anteriores que resultaram na morte de um ou mais passageiros.

Um aplicativo para iPhone promete ajudar as pessoas que têm medo de avião. O Am I Going Down? faz o cálculo probabilístico de cada voo, informando as chances de a aeronave sofrer um acidente.

A análise é feita com o histórico de mais de 10 milhões de rotas armazenado nos bancos de dados do Escritório de Arquivos de Acidentes Aéreos, Conselho Nacional de Segurança nos Transportes e Organização Internacional de Aviação Civil. Os cálculos consideram acidentes anteriores que resultaram na morte de um ou mais passageiros.

Apesar de serem bastante noticiados quando acontecem, os acidentes aéreos são raros. Os resultados do aplicativo sempre apontam para uma chance em milhões. Ele também informa quantas vezes a pessoas teria que pegar o mesmo voo para que o avião caísse.

— A inspiração inicial veio da minha esposa, Julie, que por muitos anos sofreu do medo de voar — disse Nic Johns, criador do aplicativo, à CNN. — Ao desenvolver o Am I Going Down? eu quis apresentar o fato de que a vasta maioria dos voos são de risco baixíssimo. Nosso aplicativo é uma ferramenta para ajudar passageiros com medo.

O aplicativo está disponível apenas na App Store e custa US$ 0,99. O funcionamento é simples, basta digitar as informações do voo — origem e destino, empresa aérea e tipo de avião — que o resultado é gerado.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: O Globo
logomarca do portal meionorte..com