Aplicativo vai ajudar no combate ao Aedes aegypti em Teresina

A população poderá denuciar focos de mosquitos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho assinou, no salão nobre da Prefeitura de Teresina, contratos de parceria com a plataforma Colab, rede social de colaboração e cidadania. O objetivo é aprimorar o serviço, que já tem sido usado para estimular a participação dos teresinenses com denúncias de problemas na capital, em especial no que diz respeito aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Em Teresina, o Colab já é usado desde o ano passado. O trabalho de combate ao mosquito foi intensificado desde dezembro, por meio da criação da categoria “Foco da dengue”, onde é possível realizar o monitoramento de potenciais criadouros através das denúncias recebidas pela rede social.

A partir da assinatura deste contrato, a Prefeitura de Teresina terá acesso a mais recursos, que permitirão uma gestão mais eficiente das demandas dos usuários, como também contrata seus consultores para prestar serviço de consultoria especial à FMS, por três meses, relacionado com a inteligência para o combate ao vetor. Será feito o cadastramento, treinamento de equipes de comunicação e agentes de saúde, comunicação à população, relatórios de inteligência específicos diários e outros recursos.

Gustavo Maia, criador do Colab, destacou a importância da participação dos usuários no combate ao mosquito, colaborando com o poder público. “Com o Colab, queremos mostrar que a responsabilidade para fazer uma cidade melhor é de todos”, diz ele.

Para o prefeito Firmino Filho, o Aedes aegypti e o zika vírus são os desafios da saúde pública para 2016, especialmente por sua relação com o surto de microcefalia registrado recentemente em território nacional. “Em Teresina, já foram notificados 48 casos de microcefalia, enquanto no Brasil inteiro já são mais de três mil casos. O jogo mudou, e devemos usar todos os tipos de instrumentos contemporâneos pensando principalmente no futuro de nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS e nasceu como uma rede social onde a comunidade pode apontar a existência de problemas estruturais em um local. No Monitor Colab.re, a Ouvidoria da Prefeitura de Teresina tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES