Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições

Dez candidatos disputam o cargo de prefeito. As pesquisas indicam que seis deles disputam as primeiras colocações.

Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ter as eleições adiadas por um apagão que atingiu quase todo o estado no começo de novembro, a capital Macapá vai hoje às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e os 23 vereadores de sua Câmara Municipal. As informações são do site da UOL.

A votação começa às 7h e vai até as 17h. Se houver necessidade de segundo turno, caso nenhum candidato atinga a maioria dos votos válidos mais um, ou seja a maioria absoluta, ele ocorrerá no dia 20 de dezembro. Estão aptos a votar 292.718 eleitores no município.

Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições

Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral adotou regras de segurança para os eleitores:

É obrigatório o uso de máscara nos locais de votação;

Maiores de 60 anos, considerados como grupo de risco para a covid-19, terão horário preferencial para votar, das 7h às 10h. Eleitores de outras idades poderão votar nesse horário, mas será dada prioridade aos maiores de 60;

Eleitores devem manter distância mínima de 1 metro nas filas;

- É preciso higienizar as mãos com álcool gel antes de se dirigir à urna e depois de votar. As seções eleitorais terão à disposição álcool gel e álcool líquido em recipiente borrifador;

A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem a própria caneta para assinar a lista de comparecimento. Se não for possível, haverá canetas à disposição, que são higienizadas com álcool.

O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do TRE ou baixar o aplicativo e-Título.

Dez candidatos disputam o cargo de prefeito. As pesquisas indicam que seis deles disputam as primeiras colocações.

Josiel (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem aparecido na primeira colocação, seguido dos candidatos Dr. Furlan (Cidadania), Patrícia Ferraz (Podemos), Capi (PSB), Cirilo Fernandes (PRTB) e Guaracy (PSL).

Também estão na disputa os candidatos Paulo Lemos (PSOL), Professor Marcos (PT), Haroldo Iram (PTC) e Gianfranco (PSTU).

Pesquisas e a crise energética

Em outubro, Josiel chegou a crescer 15 pontos percentuais num período de 14 dias entre as pesquisas Ibope de intenção de voto. Com a crise energética, ele perdeu a liderança confortável e chegou a ficar tecnicamente empatado com adversários.

O adiamento das eleições na capital foi criticado pelos outros candidatos sob o argumento de que a mudança de data só ocorreu depois da queda de Josiel nas pesquisas e o beneficiaria.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o Amapá no final de novembro, 19 dias após o início do apagão elétrico, quando, acompanhado por Alcolumbre, anunciou uma Medida Provisória para isentar de pagamento por um mês as contas de luz dos atingidos pela pane energética.

A percepção de políticos do Amapá é que o gesto não amenizou a rejeição ao presidente do Senado, que foi recebido com gritos de "Fora, Davi" no aeroporto, onde Bolsonaro concedeu uma entrevista a jornalistas.

A votação em Macapá foi adiada após um apagão energético atingir 13 dos 16 municípios do Amapá, a partir do dia 3 de novembro. A votação nos outros municípios do estado foi mantida em conjunto com o resto do país, no dia 15 de novembro.

O apagão foi provocado por um incêndio que destruiu três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado. O fornecimento de energia já foi restabelecido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES