Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições

Dez candidatos disputam o cargo de prefeito. As pesquisas indicam que seis deles disputam as primeiras colocações.

Compartilhe

Após ter as eleições adiadas por um apagão que atingiu quase todo o estado no começo de novembro, a capital Macapá vai hoje às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e os 23 vereadores de sua Câmara Municipal. As informações são do site da UOL.

A votação começa às 7h e vai até as 17h. Se houver necessidade de segundo turno, caso nenhum candidato atinga a maioria dos votos válidos mais um, ou seja a maioria absoluta, ele ocorrerá no dia 20 de dezembro. Estão aptos a votar 292.718 eleitores no município.

Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições

Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral adotou regras de segurança para os eleitores:

É obrigatório o uso de máscara nos locais de votação;

Maiores de 60 anos, considerados como grupo de risco para a covid-19, terão horário preferencial para votar, das 7h às 10h. Eleitores de outras idades poderão votar nesse horário, mas será dada prioridade aos maiores de 60;

Eleitores devem manter distância mínima de 1 metro nas filas;

- É preciso higienizar as mãos com álcool gel antes de se dirigir à urna e depois de votar. As seções eleitorais terão à disposição álcool gel e álcool líquido em recipiente borrifador;

A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem a própria caneta para assinar a lista de comparecimento. Se não for possível, haverá canetas à disposição, que são higienizadas com álcool.

O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do TRE ou baixar o aplicativo e-Título.

Dez candidatos disputam o cargo de prefeito. As pesquisas indicam que seis deles disputam as primeiras colocações.

Josiel (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem aparecido na primeira colocação, seguido dos candidatos Dr. Furlan (Cidadania), Patrícia Ferraz (Podemos), Capi (PSB), Cirilo Fernandes (PRTB) e Guaracy (PSL).

Também estão na disputa os candidatos Paulo Lemos (PSOL), Professor Marcos (PT), Haroldo Iram (PTC) e Gianfranco (PSTU).

Pesquisas e a crise energética

Em outubro, Josiel chegou a crescer 15 pontos percentuais num período de 14 dias entre as pesquisas Ibope de intenção de voto. Com a crise energética, ele perdeu a liderança confortável e chegou a ficar tecnicamente empatado com adversários.

O adiamento das eleições na capital foi criticado pelos outros candidatos sob o argumento de que a mudança de data só ocorreu depois da queda de Josiel nas pesquisas e o beneficiaria.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o Amapá no final de novembro, 19 dias após o início do apagão elétrico, quando, acompanhado por Alcolumbre, anunciou uma Medida Provisória para isentar de pagamento por um mês as contas de luz dos atingidos pela pane energética.

A percepção de políticos do Amapá é que o gesto não amenizou a rejeição ao presidente do Senado, que foi recebido com gritos de "Fora, Davi" no aeroporto, onde Bolsonaro concedeu uma entrevista a jornalistas.

A votação em Macapá foi adiada após um apagão energético atingir 13 dos 16 municípios do Amapá, a partir do dia 3 de novembro. A votação nos outros municípios do estado foi mantida em conjunto com o resto do país, no dia 15 de novembro.

O apagão foi provocado por um incêndio que destruiu três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado. O fornecimento de energia já foi restabelecido.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar