Após assembleia, professores da rede municipal de Teresina mantêm greve

Sindicato cobra o reajuste de 33,24% linear, frente aos 16% encaminhados pelo prefeito Dr. Pessoa e aprovado por ampla maioria na Câmara Municipal em fevereiro.

greve | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Teatro da Arena, situado na Praça da Bandeira, Centro da capital, o coordenador geral do sindicato disse que os servidores que apoiam o movimento grevista estão sofrendo ataques por tentar negociar o reajuste salarial de educadores.

As atividades da rede municipal de Teresina estão paralisadas há 108 dias. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), 20 das 320 escolas permanecem com professores em greve.

Assembleia do Simdserm (Foto: Raissa Morais)

Os professores cobram o reajuste de 33,24% linear, frente aos 16% encaminhados pelo prefeito Dr. Pessoa e aprovado por ampla maioria na Câmara Municipal em fevereiro. Desde então, o movimento grevista reagiu ao resultado com manifestações em vários pontos da capital.

Devido aos mais de três meses de paralisação, o Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendou, no dia 17 de maio, que a Prefeitura de Teresina cumprisse todas as medidas necessárias para que o pagamento do reajuste de 33,23%, no prazo de cinco dias úteis. Entretanto, a Prefeitura de Teresina e a Secretaria Municipal de Educação não seguiram a recomendação até o momento.

Servidores da educação se reúnem durante assembleia (Foto: Raissa Morais)

“Estamos tentando negociar com o prefeito Doutor Pessoa, mas ele se recusa, mandou apenas uma proposta ilegal aprovada pelos vereadores. Estamos, até agora, sofrendo ataques. Até amanhã o promotor nos apresenta uma decisão. Nós não podemos ir à sala de aula para ensinar aos nossos alunos que eles têm que aceitar que desobedeçam as leis, estamos confrontando a ilegalidade”, informou.

Conforme Sineas Soares, caso o acordo não seja cumprido, o Secretário Municipal de Educação Nouga Cardoso está passível de uma ação e improbidade administrativa, bloqueio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do município e uma ação penal contra o prefeito e secretário Nouga.

Os profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) também compareceram ao movimento. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Ricelly, questiona a exclusão dos enfermeiros do reajuste de 10,5% concedido pela Prefeitura de Teresina aos servidores municipais. A categoria também anuncia uma possível greve para a próxima semana. "Vamos nos reunir na segunda-feira para tentar dialogar com o prefeito Doutor Pessoa. Niguém quer fazer greve, mas é a única força que o trabalhador tem", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES