Após atraso de 4 meses, Governo diz que Potycabana será entregue em março

Após passar por uma grande transformação, o Parque que ficou muito tempo fechado deve reabrir as portas com uma melhor estrutura para o lazer.

Obras da Potycabana. | Moisés Saba/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado o maior ponto de lazer na década de 1990 em Teresina, o Parque Potycabana, passou por um longo período desativado, e no ano passado iniciou a reforma para se tornar mais um ponto de lazer para os piauienses, que poderão utilizar o local para praticar esportes como Badminton, Futsal, vôlei de praia, futebol de areia, tênis, além de contar com pista de skate, playground, praça de alimentação, pista de caminhada e ciclismo. Também serão instaladas no parque uma Academia ao ar livre, uma ampla área verde e bancos com tabuleiros de xadrez e damas.

Quando as obras foram iniciadas em abril do ano passado, a previsão de entrega era outubro de 2012, mas já se passaram quatro meses do prazo estabelecido e as obras ainda não foram terminadas. O atraso na conclusão da obra, segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Piauí (SEINFRA), foi a demora na entrega de alguns materiais necessários para o andamento. De acordo com o secretario Castro Neto, até o final de março o Parque Potycabana será entregue para a população piauiense.

?A construtora responsável já está finalizando a obra e até o final de março estará concluída. Todas as etapas já foram iniciadas e estão faltando apenas os acabamentos dos prédios antigos e a finalização das quadras e da pista de caminhada?, explicou o secretário de Infraestrutura, Castro Neto.

Ainda segundo o gestor do órgão, apesar da paralisação dos trabalhadores da construção civil, a construtora responsável garantiu que antes da Semana Santa os teresinenses contarão com mais um espaço de lazer na capital.

?Dentro de dois meses teremos um espaço bonito, com uma ampla área verde, que será um ponto de lazer e diversão para toda família?, disse.

População aguarda ansiosa pela inauguração

Inaugurada na gestão do então governador Alberto Silva, a Potycabana completa 23 anos em 2013 com a proposta inicial de proporcionar lazer à população, além de incentivar o esporte, principalmente o Badminton, no qual o Piauí é referência em todo o país. Na época em que estava em funcionamento, o local recebeu atrações nacionais e internacionais, como a TV Colosso, maior sucesso entre o público infantil da época, e Double You, fenômeno mundial nos anos 90.

Quem sempre morou em Teresina guarda na lembrança os finais de semana ou dos passeios da escola para a Potycabana, que atraíam principalmente o público infantil, que adorava as piscinas e os tobogãs que existiam no local. Com a reforma, as piscinas foram retiradas para proporcionar aos teresinenses além do lazer, a prática esportiva.

A estudante Raquel Brandão conta que já está ansiosa pela inauguração do parque, mas alerta que será necessário maior fiscalização para que os marginais não depredem o local. ?A expectativa é grande, mas o principal questionamento é sobre a fiscalização, pois deve ser rigorosa a fim de preservar o clube?, disse.

Já o universitário Luan Matheus acredita que a entrega da obra vai garantir o direito ao esporte, cultura e diversão.

?Nós temos que ter espaços como este, até para garantir nossos direitos de forma segura, pública e gratuita. A Potycabana pode ser esse espaço, se for algo realmente gerenciado pelo estado, e que se assegure, além da gratuidade, a preservação ambiental, já que está instalado próximo ao rio Poti, que já é bastante massacrado?, afirmou Luan.

Segundo Jamila Carvalho, que é natural do Maranhão e está morando em Teresina por conta dos estudos, a nova Potycabana não pode ser um espaço elitizado, proporcionando diversão e lazer aos visitantes de todas as classes sociais. ?Eu espero que seja um lugar que a sociedade consiga realmente aproveitar um lugar de socialização para todas as pessoas. Que não seja nada elitizado ou segmentado. Como uma pessoa que veio morar aqui há pouco tempo, eu sempre ouço falar do Parque Potycabana e em como foi importante antigamente, e espero que consiga ter o mesmo esplendor que as pessoas dão a entender que ele já teve?, disse Jamila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES