Após festa, três morrem e 11 estão com suspeita de coronavírus

Dias depois, ao menos 14 convidados apresentaram sintomas da doença – tosse, febre, dificuldades para respirar ou diarreia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um aniversário em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, pode ter sido o responsável por ter espalhado o coronavírus. Após o evento que aconteceu no último 13 de março, pelo menos 14 presentes na festa apresentaram sintomas da Covid-19 e, depois de duas semanas, três pessoas morreram com complicações graves, conforme apuração da BBC News Brasil. As informações são da Isto É.

Vera Lúcia Pereira completava 59 anos e até pensou em não fazer a festa por conta do coronavírus. No entanto, o evento foi mantido e, segundo ela, apenas os mais próximos foram chamados.

Nos dias seguidos ao encontro, alguns familiares sentiram tosse, febre, dificuldades para respirar e diarreia, sintomas do novo coronavírus. Uma hipótese da família é de que aproximadamente metade dos convidados tenha tido algum problema de saúde após a festa.

Entre os familiares que sentiram complicações estão o marido, cunhado e a irmã de Vera, os quais morreram com complicações semelhantes às apresentadas em vítimas da Covid-19. Entretanto, os exames para confirmação da doença ainda não ficaram prontos.

“Os médicos que os acompanharam disseram ter 99% de certeza de que era covid-19, pelo quadro clínico deles e pela forma como se deu toda a situação”, pontua Vera.

Os demais parentes também apresentaram sintomas, mas nenhum deles evolui para um quadro mais grave.

Irmãos mortos

O aniversário reuniu pela última vez os sete irmãos Vieira. Maria Salete, de 60 anos, Clóvis, 62, e Paulo Vieira, 61, inclusive não teriam a possibilidade de confraternizar com os familiares novamente.

Maria do Carmo Vieira, de 58 anos, explicou que a irmã Maria Salete relatou que estava com diarreia. “Depois, ela começou a ter febre, como se estivesse com alguma infecção. Eu e meu marido a levamos ao hospital, ela recebeu medicamentos e voltou para casa”, explica Maria.

“Alguns ficaram debilitados, principalmente os mais velhos”, revela Vera, que teve febre, tosse e dores pelo corpo. Ela fez exames para a Covid-19 há quase duas semanas, mas não ficaram prontos até o momento.

Depois foi Clóvis, que apesar da idade não tinha comorbidades. “Três dias depois da festa, o meu pai começou a tossir muito, teve dor de cabeça, febre e perdeu o olfato e o paladar”, explica o gerente de relacionamento Arthur Ribeiro, de 30 anos, filho caçula do idoso.

Paulo, marido de Vera também foi levado ao hospital, mas diferente dos irmãos foi hospitalizado e teve uma avaliação considerada boa. “O meu marido chegou muito bem, foi apenas para a internação, para que pudesse ficar em observação. Mas dois dias depois o quadro dele piorou muito e ele foi para a UTI”, relata Vera.

Após a internação, o quadro de saúde de Salte só foi piorando e na última quarta-feira (1) ela morreu. No dia seguinte, o irmão Clóvis também faleceu. Por último, Paulo, que praticava exercícios, morreu na última sexta-feira (3).

“Foi tudo muito horrível. Nós éramos sete irmãos muito unidos. Nos amávamos muito. A vida da família virou um pesadelo. Tenho vivido à base de calmantes. Ainda me pergunto se tudo isso foi real. Acompanhei de perto o sofrimento dos meus irmãos, principalmente o da minha irmã, e não desejo isso para ninguém”, desabafa Maria do Carmo.

“Isso não é uma gripezinha. É uma catástrofe. É um vírus horroroso e muito cruel. Ele pode levar as pessoas muito rapidamente. As pessoas precisam entender a importância de se cuidar, de se isolar e de cuidar dos seus. É fundamental ter mais empatia e respeito com os outros neste momento”, afirma a zootecnista Rafaela Hanae, de 33 anos, única filha de Salete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES