Após major renunciar o cargo, Eduardo Bolsonaro assume o PSL em SP

Segundo Olímpio, a mudança no comando do partido no estado estava prevista desde o fim das eleições, prazo que ele teria acertado com a direção nacional do partido como limite para sua participação mais efetiva na direção.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federalEduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou nesta quarta-feira que assumirá o comando do PSL emSão Paulo , em substituição ao senador Major Olímpio (PSL-SP), que renunciou ao cargo no último sábado. Em texto divulgado nesta quarta-feira, o filho dopresidente Jair Bolsonaro disse que sua principal missão será organizar o partido para as eleições municipais de 2020 e escolher quadros locais identificados "com as bandeiras conservadoras e de economia liberal". Com informações do O Globo.

"Aqueles que se destacam no trabalho com as bases merecem a chance de disputar as eleições. Não há outro interesse nesta empreitada", escreveu o filho do presidente, citando o deputado estadual e líder do PSL na assembleia paulista, Gil Diniz (PSL-SP), como principal auxiliar na missão de conectar o partido com os municípios paulistas.

Segundo Olímpio, a mudança no comando do partido no estado estava prevista desde o fim das eleições, prazo que ele teria acertado com a direção nacional do partido como limite para sua participação mais efetiva na direção.

Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

— Não teve conflito, pressão, nada. Minha agenda de senador virou uma tragédia, administrar um partido é uma mão-de-obra danada, há disputa por espaço em todas as cidades — disse o senador, que alega precisar de mais tempo para se dedicar ao mandato.

No entanto, um grupo de parlamentares vinha pressionando o partido pela mudança, alegando dificuldades de interlocução com o então presidente da legenda. A mudança também é interessante para o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que é um antigo desafeto de Olímpio. Atualmente, a bancada do PSL é a maior da Assembleia Legislativa de São Paulo, com 15 parlamentares.

De acordo com Olímpio, um dos maiores desafios do novo presidente da legenda será garantir candidaturas competitivas a prefeitos nos municípios, onde, segundo ele, há muitos políticos interessados em assumir o PSL local para negociar com os políticos tradicionais, em vez de lançar novos projetos. O desafio é identificar candidaturas alinhadas ao novo projeto do partido.

"Sei que é difícil controlar tantos municípios e qualquer problema que envolva a menor das cidades há risco de respingar no nome Bolsonaro. Porém, estamos diante de uma oportunidade única", escreveu Eduardo Bolsonaro em suas redes.

Até o início da semana, Eduardo era o vice-presidente do partido no estado. Em função de irregularidades nas contas estaduais, o PSL-SP está impedido de receber recursos do fundo partidário até novembro de 2019.

Na capital paulista, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) tem sido apresentada em pesquisas de intenção de voto como possível nome na disputa à prefeitura em 2020. Ela tem dito que ainda não tomou uma decisão sobre o tema e dedica-se à função de ser líder do governo no Congresso Nacional. Atualmente, ela está à frente das negociações da reforma da Previdência.

— A Joice é para nós, hoje, o quadro mais competitivo do partido. A única certeza que eu tenho é que eu não serei candidato. Se ela quiser, deverá procurar o novo presidente e dizer que se coloca como pré-candidata — afirmou Olímpio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES