Após ônibus, transporte alternativo também inicia greve geral em Teresina

Na última semana, a Strans bloqueou o uso dos ControlCit (máquina usada para o cartão de vale transporte e estudantil dos passageiros) nas vans, desencadeando uma série de protestos entre os permissionários.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após seis dias de paralisação, os permissionários do transporte alternativo em Teresina iniciaram de fato, nesta quarta-feira (27), uma greve geral diante da falta de abertura para diálogo com a gestão da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), segundo o Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI)

Na última semana, a Strans bloqueou o uso dos ControlCit (máquina usada para o cartão de vale transporte e estudantil dos passageiros) nas vans, desencadeando uma série de protestos entre os permissionários. De acordo com o SINTRAPI, sem aviso prévio, o bloqueio das máquinas inviabilizaria o atendimento à população, uma vez que boa parte dos teresinenses que usam os alternativos dispõem do cartão magnético para pagar a viagem.

Após ônibus, transporte alternativo também inicia greve geral em Teresina (Foto: Divulgação)

O sindicato destacou ainda que cerca de 150 trabalhadores estão prejudicados sem poder circular. Atualmente, o transporte alternativo na capital conta com 40 vans saindo dos bairros a pontos específicos como Shoppings, Centro Administrativo e universidade.

Em nota recente enviada à imprensa, o superintendente da STRANS informou que irá fazer auditoria nos ControlCIT e realizar nova licitação. Diante disso, a SINTRAPI informa que não é contra a medida, e que, caso haja alguma irregularidade, seja apurada, mas que até lá o uso das máquinas seja restabelecido para que as vans voltem a circular.

“O SINTRAPI considera que a STRANS está se utilizando de remédio abusivo para impedir o exercício de atividade dos permissionários, uma vez que a Prefeitura não é detentora do sistema de bilhetagem eletrônica, não lhe cabendo suspender a sua utilização. Ademais em sendo verificadas tais supostas irregularidades, cabe à STRANS realizar a sua função fiscalizadora, aplicando as sanções previstas no contrato, entre as quais não se encontra a suspensão da utilização do sistema de bilhetagem eletrônico”, reiterou o sindicato em nota enviada ao Meionorte.com. 

Strans encontrou irregularidade em sistema de bilhetagem 

A Prefeitura de Teresina, através da Strans, informou na última terça-feira (26), que a suspensão temporária dos validadores de cartão magnético dos veículos do transporte alternativo de Teresina se deu em consequência de irregularidades atestadas por meio do sistema de bilhetagem eletrônica caracterizando o uso indevido destes meios de pagamento, alem do reiterado descumprimento das ordens de serviço envolvendo número de viagens e rotas por exemplo. 

A prefeitura autorizou uma licitação para novos permissionários ampliando inclusive o número de veículos. “A  Strans informa também que todas as reuniões com entidades sindicais ocorrem na presença de um membro do juridico da STRANS e do Sindicato além de técnicos da pasta e da assessoria de imprensa para que todas as conversas sejam transparentes e republicanas”, diz trecho da nota.

Motoristas e cobradores de ônibus também anunciam greve

Além disso, os motoristas e cobradores de ônibus também decidiram que vão entrar em greve a partir da meia-noite desta quinta-feira (28), em Teresina. A categoria se reuniu em uma assembleia na manhã desta quarta (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), e decidiu por unanimidade parar por tempo indeterminado.

Os servidores exigem a assinatura da convenção coletiva dos anos de 2020 e 2021 e melhores condições de trabalho. Francisco Souza, Secretário de Previdência e Assistência Social do Sintetro, confirmou a decisão em entrevista ao meionorte.com. Segundo o diretor, a medida chega após tentativas frustradas de negociações entre trabalhadores e as empresas dos ônibus.

Motoristas e cobradores de Ônibus anunciam greve em Teresina (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN) 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES