Aprenda a reaproveitar sementes e raízes para plantar horta em casa

Assim que ficarem secas, as sementes podem ser plantadas ou guardadas

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reaproveitar sementes de frutas e raízes de hortaliças pode ser uma boa opção para começar a cultivar pequenas hortas em casa. Segundo pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atua na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), José Antonio Alberto da Silva, é possível aproveitar sementes de abacate, jabuticaba, pitanga, manga, jaca, tomate, maracujá, melancia, abóbora e pitaya para gerar novas fruteiras, além de aproveitar as raízes que veem em maços de alface, almeirão, chicória, salsinha e cebolinha. Confira as dicas abaixo e aproveite o feriado para colocar a mão na terra com toda a família.

Frutas

- Escolha frutos com aparência saudável e muito bem maduros.

- Retire as sementes, lave-as em água corrente para retirar a polpa e mucilagem. Deixe escorrer e coloque as sementes para secar sobre folhas de papel ou jornal, em local sombreado e com boa circulação de ar.

- Revolva as sementes periodicamente para não grudarem e a secagem ser mais homogênea.

- Assim que ficarem secas, as sementes podem ser plantadas ou guardadas.

O pesquisador da APTA lembra que algumas espécies chamadas recalcitrantes, necessitam ser plantadas logo após a retirada da polpa, senão, ressecam demais e morrem, como é o caso da pitanga, jabuticaba, abacate, manga, abiu e jaca. Outras, como sementes de tomate, pimentas, maracujá, pinha, melancia e pitaya, podem ser guardadas em sacos de papel em local fresco, por algum tempo. A abóbora também pode ter a semente guardada por mais tempo em sacos de papel.

A dica de Silva é que as sementes sejam retiradas de frutos bem maduros, já prestes a apodrecer. "Se não estiverem assim, as sementes não estão maduras fisiologicamente, daí não germinam e apodrecem. A maioria das frutas quando maduras estão com as sementes prontas para germinação, no entanto, entre as olerícolas, a maioria são comercializadas e consumidas ainda verdes fisiologicamente e as sementes não estão prontas para germinar", alerta.

O pesquisador explica que isso não impede que se adquira sementes selecionadas já prontas para o plantio, que são facilmente encontradas para venda em grande diversidade de espécies. "É preciso que o cultivo seja feito em local com luz, água, boa terra, boas sementes e mudas. Esta é uma boa forma de aliviar a tensão e o estresse", afirma o pesquisador da APTA.

Divulgação

Verduras

- Algumas verduras como alface, almeirão, chicória e condimentos como salsinha e cebolinha, chegam na sua casa em maços, ainda com as raízes, principalmente, as cultivadas em sistema hidropônico. Neste caso, retire as mudas cortando uns três dedos acima das raízes; separando as mudinhas que podem ser plantadas em canteiros, jardineiras, vasos e cuias em paredes verdes, podendo formar uma horta suspensa ou jardim vertical.

- Logo elas começarão a emitir novas folhas em um novo ciclo de produção e estarão prontas para serem consumidas em saladas.

Como iniciar uma hortinha

As sementes das frutas e as raízes das hortaliças podem ser plantadas em embalagens recicláveis como as cartonadas usadas em leite tipo longa vida e garrafas pet. Esses recipientes precisam ser preenchidos com terra boa para a formação das mudas, que depois de crescidas, podem ser transplantadas para vasos maiores.

Para um bom desenvolvimento das plantas é importante o preparo do vaso, a começar pelo sistema de drenagem:

- Coloque no fundo do vaso uma camada de 3 a 5 cm de argila expandida ou pedra brita, tomando o cuidado para não obstruir os furos de drenagem no fundo do recipiente;

- Insira um pedaço de manta acrílica para paisagismo (Bidim), cobrindo bem toda a argila ou brita;

- Coloque de 2 a 3 cm de areia grossa, de rio ou construção. Isso vai evitar que o excesso de água saia com a terra e manche o piso da sua casa.

- Preencha o recipiente com terra preparada, rica em matéria orgânica. "O Ideal é usar aquelas preparadas com terra vermelha, esterco curtido ou composto orgânico, casca de pinus decomposta, calcário e fósforo", afirma o pesquisador da APTA.

- Distribua as sementes e faça a cobertura com o mesmo substrato sem enterrar demais. As sementes maiores devem ficar um pouco mais enterradas. As menores, apenas polvilhe bem o substrato.

- Molhe levemente, diariamente e sem excessos, lembrando que tanto o excesso como a falta de água são prejudiciais. Coloque o dedo na terra e assim você irá sentir e calibrar a umidade.

- A quantidade de plantas por vasos vai depender do tipo de planta a ser cultivada. Informe-se sobre o porte da planta e defina o espaçamento suficiente entre elas. Observe também, qual o hábito de crescimento, se é rasteira, como abóbora, melão e melancia; arbustiva, como pimentas, pimentão, berinjela, jiló, quiabo, romã, acerola e pitanga; ou trepadora, como tomate, pepino e vagem, que precisam de estacas de suporte. Pitaya, maracujá e abóboras podem ser cultivadas em pergolados.

- Cuide bem da sua horta e jardim. Não deixe água parada para não ter criadouro de mosquito da dengue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES