Aprenda dicas incríveis para reutilizar o que você joga fora

O professor Juscelino Olyveira dá dicas para reduzir, reutilizar e reciclar em tempos de isolamento social

É possível aproveitar diferentes materiais e transformá-los | Rawpixel.com/shutterstock.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Pensando na preservação do meio ambiente e em resgatar a qualidade de vida em nosso planeta, o professor de arte, Juscelino Olyveira, autor do livro Sustentabilidade a Serviço da Humanidade ensina como podemos usar os 3Rs da sustentabilidade de maneira simples no nosso dia a dia.

Durante o isolamento social é visível o aumento na produção do lixo doméstico, já que passamos muito mais tempo dentro de casa. Com isso, fazemos o descarte incorreto de produtos que poderiam ser úteis para nossa casa, jardim e até serviriam como brinquedos para as crianças. Portanto, ficar em casa não precisa ser um motivo para esquecer de um assunto tão importante como a reutilização, redução e reciclagem de alguns itens. Veja abaixo as dicas do professor Juscelino.

Reduzir e economizar

Evite deixar aparelhos em stand by, ou seja, ligados na tomada sem utilização. Isso irá reduzir muito o valor da sua conta de luz. Outra dica é não exagerar no banho, principalmente no frio, época que usamos a água em temperatura mais quente. 10 minutos é o necessário para tomar aquele bom banho e economizar tanto água como conta de luz.  Depois de lavar roupas, use a água que jogaria fora para lavar quintal, lavar tapetes, entre outros.

Tem muita louça suja? Use uma quantidade mínima de água para ensaboar todas as louças, depois retire o sabão passando a água, assim você evita o desperdício e não deixa a torneira ligada sem necessidade.

Reutilize o que você tem em casa

Na cozinha reutilize a água que você cozinha as batatas e outros legumes, para molhar as plantas. As cascas desses legumes também podem ser usadas para adubar a terra. E tem mais, você pode utilizar essa água que cozinha os legumes para dar um sabor diferente na sua comida. Lave-os bem antes de cozinhar para retirar toda a terra, a seguir coloque em uma panela com água e espere ferver, quando estiver pronto coloque em um recipiente e deixe esfriar. Depois de morna, essa água pode ser reutilizada para fazer o arroz ou o feijão. Fazendo isso você reaproveitará os nutrientes dos alimentos, deixando a comida rica em proteínas e sais minerais, sem contar que irá deixar seu almoço ou jantar com um sabor maravilhoso.

Reutilize sobras de comida do almoço para fazer tortas e sopas, use sua criatividade. Sobras de feijão podem virar uma boa sopa com vários legumes; sobras de arroz pode virar canja de galinha com batatas; sobras de carne cozida podem virar caldos nutritivos. Crie e reutilize.

Quer fazer um doce prático e nutritivo? reutilize cascas de frutas como banana, melancia, maçã, goiaba e pera batendo-as no liquidificador com um copo de leite, depois acrescente açúcar e leve ao fogo, mexa até virar uma geleia.

Rawpixel.com/shutterstock.com

Exagerou na quantidade do almoço? Não tem problema, aproveite esse momento tão difícil que o mundo está vivendo e doe um pouco da comida a um morador de rua, ou alguém que está passando por dificuldades. Além de não jogar fora o alimento, você fará uma boa ação.

Recicle sempre

Recicle garrafas pets. Elas são excelentes para fazer diversos trabalhos artesanais, desde vasos para plantas até brinquedos para as crianças. Uma dica boa é fazer também um porta moedas para você ou para as crianças. Pegue duas garrafas pets e com ajuda de um estilete faça um furo em uma delas demarcando o lugar que deseja recortar, com auxílio de uma tesoura recorte o fundo dessa garrafa deixando uma medida aproximada de quatro dedos de comprimento. Faça o mesmo processo na outra garrafa. Com ajuda de um estilete, faça um pequeno furo na lateral das garrafas, na mesma medida. Com um barbante ou até fita de cetim usada, passe entre os furos e amarre bem. Esse porta moedas também pode servir como um porta-joias. Se desejar, você pode decorar com um papel ou até mesmo pintar.

Precisa de um organizador para seus sapatos que ficam jogados pela casa? Temos uma solução simples e que ajuda muito na organização, além de dar mais espaço na sua casa. Corte seis garrafas pets um pouco acima da metade, com ajuda de um barbante, entrelace e amarre todas as seis garrafas. Você pode decorar como preferir e servirá para guardar pares de chinelos, sapatilhas e até tênis.

Você pode encontrar mais dicas no Ebook do professor Juscelino Olyveira “Sustentabilidade a Serviço da Humanidade”. Aprenda como colocar em prática a sustentabilidade e preservação da nossa natureza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES