Ar-condicionado contribui para a transmissão da Covid-19?

Para a saúde, a ventilação natural da casa é sempre preferível

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A PROTESTE, Associação de Consumidores, orienta os consumidores sobre o uso do ar-condicionado em tempos de pandemia. As medidas de prevenção, como o uso da máscara e álcool em gel, são essenciais para evitar a transmissão do coronavírus enquanto estamos na rua. Mas, dentro de casa, como se proteger? O ar-condicionado pode contribuir para a contaminação do vírus?

Não, não há um risco a mais de contaminação devido ao uso do ar-condicionado doméstico, que pode ser split ou de janela e que, ao contrário do ar-condicionado central, não capta o ar de fora para dentro da casa e não permite a recirculação entre os espaços. O aparelho presente em um quarto, por exemplo, esfria somente o ar que já estava ali. Ele, no entanto, não garante a renovação adequada do ar, necessária para a prevenção do coronavírus.

Para garantir a circulação do ar, o melhor é manter as janelas abertas mais vezes durante o dia e, quando estiver calor, é indicado abri-las nos horários de menor temperatura (de manhã ou fim de tarde), a fim de proporcionar um ambiente fresco. A ventilação natural da casa é sempre preferível quando o assunto é saúde.

Limpeza regular

Para manter o conforto de forma mais segura com o ar-condicionado, é importante limpar o filtro dos aparelhos regulamente. Além disso, na época do ano em que estamos (quase no inverno), não é necessário usá-lo na potência máxima para proporcionar uma temperatura mais confortável - o que economiza energia.

Vale lembrar que, aqui no Brasil, o aparelho de ar-condicionado tem opções de ajuste de temperatura conforme a estação, com o ciclo quente para aquecer o ambiente durante o inverno, que está chegando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES