Arábia Saudita investe para ser um principais destinos turísticos do mundo

A coluna do jornalista Alan Morici, do portal Último Segundo, conta porque o turismo virou a maior aposta do país

Arábia Saudita investe para ser um principais destinos turísticos | Isthatplacesafe
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arábia Saudita tem uma nova ambição: quer ser maior destino turístico do planeta, com a meta de 100 milhões de visitantes anuais até 2030, ultrapassando a França, atual primeira colocada, segundo reportagem da revista francesa L’Express desta semana. A coluna do jornalista Alan Morici, do portal Último Segundo, conta porque o turismo virou a maior aposta do país, com 1 trilhão de dólares de investimentos apenas para suprir a receita da era pós-petróleo nos últimos 10 anos.

Hoje as receitas do petróleo são de mais de 250 bilhões de dólares anuais, e a intenção é de igualar ou até de superar este faturamento. Nas palavras do Príncipe Herdeiro e governante de 37 anos, Mohammed Ben Salmane, o Oriente Médio será a nova Europa. "Em cinco anos a Arábia Saudita será completamente transformada”, disse em 2018.

Arábia Saudita investe para ser um principais destinos turísticos do mundo (Foto: Isthatplacesafe)

A aposta radical não é nova na região. Dubai e Abhu Dabbi vem percorrendo este caminho. O Qatar, que foi anfitrião da Copa de 2022, investiu para isso 250 bilhões de dólares. Os números são impressionantes. Israel tem o turismo consolidado e mesmo o Egito dá grandes passos, com megaprojetos, a despeito da instabilidade da região.

Na Arábia Saudita as transformações são velozes. O país está se abrindo, e um visto de turista agora sai imediatamente. Há canteiros de obras por todas as partes: uma cidade futurista, Neom, na região oeste do país; um complexo de 50 hotéis de luxo nas ilhas desertas do Mar Vermelho; uma renovação completa de Diriyad, berço histórico da família Saud, fundadora do regime saudita; mais investimentos ainda em AIUla, um oásis no meio do deserto cercado de sítios arqueológicos, que abrigará um aeroporto internacional com voos diretos de Paris – e, numa nota mais pessoal, entendo melhor, agora, o pedido de apoiou que nos foi feito, na condição de Ministro, pelo Governo Saudita ao Governo Temer, do valioso apoio que demos e votos que puxamos em favor de AIUla junto ao patrimônio da Unesco em Paris.

Nas palavras dos líderes turísticos do país, não se trata de emular o turismo de parques temáticos como a Disney, mas de fazer algo original, diverso, forte cultural e ambientalmente Também na área de eventos, o Grande Prêmio de Fórmula 1, festivais de cinema, bienais de arte islâmica e até um festival de música eletrônica exemplificam o esforço que também ocorre no futebol, com a contratação do jogador Cristiano Ronaldo e da mega oferta por Messi a um custo anual de um time inteiro do Real Madrid.

A esta altura podemos nos perguntar sobre as complexas questões políticas que ficaram fora deste artigo, e poderão gerar choques relevantes. Ao final, porém, pesou mais a questão econômica do pós-petróleo, e, a condição do Reino ampliar seu 'soft power'. Na opinião do especialista Robert Mogielnicki, do Instituto de Estudos em Arabia Saudita e Países do Golfo em Washington, para a L’Express: "esta abertura lhes dá o poder de modernizar sua imagem e de contar seu desejo de olhar para o futuro, e não mais ficarem presos ao passado".

De fato, a força da economia do turismo vai ainda mais além disso, quando se pensa na estabilidade futura de qualquer regime político, por ser o turismo o maior e mais previsível gerador de empregos dos próximos anos em um mundo em transformações. Enquanto escrevo este artigo, em Istambul, diretamente no celular, emulando um nômade tecnológico, observo o intenso movimento de barcos e navios de todos os portes singrando o Estreito de Bósforo.

Leia Mais

Faz um lindo dia ensolarado na antiga Constantinopla, na mais antiga Anatolia. Estamos a 30 km do Mar Negro e a pouco mais 600 km da Crimeia, e da Guerra na Ucrânia.

Em Istambul, a cidade grandiosa está cuidada, segura, organizada e tem um modelo turístico cultural e natural de primeiro mundo; em hotéis e resorts por todo o país. Os turcos, como os árabes, hoje, ainda mais, tinham planos ambiciosos e tiveram e terão resultados excepcionais. Como tiveram os norte-americanos, os chineses e os europeus.

Nada mais natural nos perguntarmos, diante destes fatos relevantes, qual seria ambição do enorme e rico Brasil nestas megatendências da nova economia mundial do turismo global?  A resposta que ouvimos dos maiores líderes das instituições do turismo mundial tem sido sempre a mesma: o Brasil não tem esta ambição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES