Área de seca reduz no Piauí em janeiro, aponta Agência Nacional de Águas

Devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve recuo da área de seca no sul e leste do estado, que passou de moderada para fraca.

Área de seca reduz no Piauí em janeiro | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou no mês de janeiro deste ano, uma redução da área de seca. Os dados recentes do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgados nesta sexta-feira (18), mostraram que o Piauí apresentou um abrandamento do fenômeno em termos de severidade, no comparativo entre dezembro/21 e janeiro/22. 

Segundo a ANA, devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve recuo da área de seca no sul e leste do estado, que passou de moderada para fraca. Em janeiro, a área de seca de intensidade fraca ocupou 31,5% do território piauiense, que corresponde a 79.282 km².

Piauí registra redução da seca em janeiro/2022 | FONTE: Monitor de Secas/ANA

De acordo com a Agência, os impactos são apenas de longo prazo (L), com déficits de precipitações recentes acima de seis meses e que normalmente atuam por mais de 12 meses. 

Demais estados

Os dados da Agência Nacional de Águas mostram que dez estados tiveram um abrandamento do fenômeno no último mês: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins. Tanto no Espírito Santo quanto no Maranhão o fenômeno deixou de ser registrado, situação do Distrito Federal desde dezembro. 

No sentido oposto, os três estados da região Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – tiveram uma intensificação da seca juntamente com Mato Grosso do Sul. Em outros quatro estados, a severidade do fenômeno se manteve estável: Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe.

Entre dezembro e janeiro, o único estado que registrou aumento da área com seca foi Santa Catarina. No total a área com o fenômeno foi de 2,6 milhões de quilômetros quadrados e se fosse um país seria o 10º maior do mundo, superando os 2,3 milhões de km² da Argélia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES