Área do Encontro dos Rios será isolada com aumento do nível do Rio Parnaíba

A medida foi tomada após vistoria realizada nesta quinta-feira (23), para acompanhar o aumento do nível dos rios com as fortes chuvas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A área dos quiosques no Parque Encontro dos Rios, localizado no bairro Poty Velho, na zona Norte de Teresina, foi isolada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF). A medida foi tomada após vistoria realizada nesta quinta-feira (23), para acompanhar o aumento do nível dos rios com as fortes chuvas. 

Segundo o órgão, embora a parte destinada à circulação de pessoas e a área dos quiosques não estejam alagadas, o local foi isolado por precaução, após aumento significativo do nível do Rio Parnaíba, nos últimos dias. 

FOTO: Reprodução/SEMDEF

“Estivemos no Bairro Poty Velho, no Encontro dos Rios, acompanhando e realizando o monitoramento do aumento das águas dos Rios Poti e Parnaíba, devido ao aumento da vazão barragem da Boa Esperança que passou para 1300 m³/seg. Anteriormente era 800m³/seg”, pontuou o secretário Carlos Ribeiro.

A SEMDEF informou que continua em alerta e orientou os responsáveis pelos quiosques para fazer o remanejamento, uma vez que já se retiraram.

Marcos Rolf e Carlos Ribeiro monitoram aumento do nível dos rios Poti e Parnaíba, em Teresina | FOTO: Reprodução/SEMDEF

Monitoramento das regiões ribeirinhas

A Defesa Civil Municipal também realizou, na manhã desta quinta-feira, um levantamento e monitoramento das áreas ribeirinhas entre os Rios Parnaíba e Poti. Segundo o gerente de Operações, Marcos Rolf, “os dados coletados indicaram um aumento considerável no volume do rio, mas segue dentro da normalidade, apesar de existir uma tensão sobre isso, devido ao aumento da vazão da barragem [de Boa Esperança] que está em torno de 1.300 m³/seg, o que deixa a Defesa Civil de Teresina em alerta", informou.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Carlos Ribeiro, as equipes da Defesa Civil Municipal continuam com as ações de monitoramento dos rios e das habitações das famílias ribeirinhas. 

Orientações

A Defesa Civil orienta que pode ser acionada por meio do número 199 para atendimentos e emergências. E alerta para alguns cuidados que podem ser evitados como: contato com água suja; muita atenção com energia; evitar ir para debaixo de árvores; em caso de cheia, deixar imediatamente o imóvel; em casos de rachaduras, chamar imediatamente órgãos responsáveis; não deixar que crianças nadem ou brinquem na água e na lama de enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, elas podem ficar doentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES