Arma usada em atentado contra Cristina Kirchner é vendida por R$ 2 mil

Modelo saiu de linha em 2012, mas está disponível em sites, bem como suas munições

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma arma similar à utilizada no ataque contra a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na noite da última quinta-feira, pode ser comprada em sites especializados por pouco mais de R$ 2 mil (pouco mais de 56 mil pesos argentinos). A pistola é produzida pela argentina Bersa, empresa fundada nos anos 1950, com sede na cidade de Ramos Mejía, na província de Buenos Aires.

O brasileiro residente na Argentina Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, abordou a atual vice-presidente em frente à sua casa, no bairro nobre da Recoleta, em Buenos Aires, com uma arma de fogo, que falhou na hora do disparo. O modelo usado no ataque é anunciado em alguns sites do país, mesmo já tendo saído de linha desde 2012. Em uma das lojas, a arma é descrita como tendo capacidade para dez munições calibre 32 (7,65 mm), cano de 90 mm, ação dupla e cano estriado (espécie de “ranhura” que faz com que o disparo saia girando, potencializando seus efeitos).

Bersa Thunder vendida na internet (Foto: reprodução)

As munições encontradas na casa de Sabag Montiel foram submetidas a uma perícia, assim como a arma usada por ele. De acordo com o Ministério da Segurança da Argentina, a arma capturada pelos agentes estava com cinco munições no carregador e nenhuma presa à câmara. Segundo as investigações preliminares, a falha no disparo pode ter ocorrido em decorrência do fato de não haver munição na câmara, apenas no carregador.

Leia Mais

A Polícia Federal argentina já vasculhou o último domicílio do brasileiro, localizado no município de San Martín, na região da grande Buenos Aires. O imóvel é um conjugado numa casa térrea, e nele foram encontrados, segundo relatório policial, duas caixas de munições marca Magtech, calibre 9mm, que continham, no total, 100 balas. Também foram apreendidos um computador laptop marca HP e documentos pessoais de Sabag Montiel e familiares. Ele foi acusado de tentativa de homicídio qualificado.

Pessoas com quem Sabag Montiel trocou mensagens no celular serão chamadas a depor, em busca de possíveis cúmplices no atentado, mas as autoridades por enquanto acreditam que agiu sozinho. O atirador foi interrogado na sexta-feira pela juíza federal María Eugenia Capuchetti e pelo promotor federal Carlos Rívolo, que conduzem o inquérito, mas se recusou a depor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES