Arqueóloga Niède Guidon completa 88 anos nesta sexta-feira (12)

Niède Guidon traçou revolucionou a história com descobertas na Serra da Capivara

niede | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Marcos Damasceno 

A Serra da Capivara, no Piauí, impressiona pelo visual. É composta por rochas, cânions e platôs que foram formados pelo movimento das placas tectônicas há mais de 200 milhões de anos. O lugar é rico em beleza e história, abriga diversas pinturas rupestres nos sítios arqueológicos.  A singularidade desse ambiente atraiu o olhar da arqueóloga Niede Guidon.

Hoje, dia 12 de março de 2021, Doutora Niède Guidon completa 88 anos de idade. Natural de Jaú-SP, filha de Ernesto e Cândida, professora catedrática e pesquisadora, cidadã do mundo, adotou São Raimundo Nonato-PI como sua terra. Ao tempo em que é filha ilustre, é também mãe deste lugar. A obra fala por si só.

Niède Guidon dispensa comentários ou apresentações. Ela é uma sumidade da Arqueologia, renomada no mundo todo. Mulher intransigente com os seus princípios, nunca abriu mão de seus padrões éticos e de suas convicções. Sua trajetória está alicerçada na luta em defesa da preservação da Natureza, do bem-estar das pessoas e do desenvolvimento da região. 

Niède  Guidon completa 88 anos nesta sexta (12) - Foto: André Pessoa

Ela é porta-voz de uma sociedade livre, ativa e evoluída. Esse foi o caminho que escolheu trilhar, e para qual vive e luta. Honra com sua própria existência e com sua dignidade, além de salvaguardar a dignidade de nossa região. Niède é exemplo da mais elevada aspiração humana: o exercício da cidadania. Sua luta se desenrola cotidianamente, com a lucidez e o brilhantismo de sempre. Ela traduz o verdadeiro significado do que é ser uma missionária. Dedicada por completo. Um tipo de gente que está em extinção. 

Possui formidável capacidade de observar, analisar, interferir, criticar, denunciar e contribuir. Quando se exalta, possuída da extrema angústia, é a agonia que surge do amor que não se extingue pela sua obra. Sua índole é pacífica, o que nela se aponta como ferocidade decorre de uma necessidade instintiva de defesa e sobrevivência. Seu temperamento impetuoso afasta sempre os malfeitores.

Ela não é folha seca, que qualquer vento carrega. É tronco de jatobá (bem enraizado) em beira de riacho, que suporta a força de qualquer enchente devastadora. Ela tem alma guerreira. Combativa, predisposta ao combate. Uma mulher destemida, e de inteira ação. A maior parte de sua vida foi marcada por grandes e honrosas batalhas, por combates ferozes e por grandes desafios. Com sua lucidez característica digladiava à altura, discutindo ou argumentando calorosamente. Niède é sobrevivente de tantas batalhas travadas. Ela é o resultado de tantos sofrimentos, de tantas angústias, de tantas decepções, de tantas frustrações, de tantos ‘não’ recebidos; essas experiências são o sabor amargo de sua vida. Ela é também o aprendizado disso tudo. É ainda a força do amor; amor à sua obra. Ela é a prática da própria luta cotidiana, é o que restou disso tudo: ríspida às vezes, quando é preciso e com quem merece, e educada na maioria das vezes.

Doutora vive em São Raimundo Nonato - Foto: André Pessoa

Foi aos extremos: deparou-se com o que há de melhor e de pior na natureza humana. Experimentou muitos desencantos e momentos de angústia, ao tempo em que viveu alegrias e recebeu graças. Alcançou feitos inacreditáveis. Nada lhe faz desanimar. Mais ainda, nada lhe faz desistir. Foi capazde vencer a dureza da vida e os sofrimentos da alma humana. A sua dor e o seu sofrimento se transformaram em esperança de dias melhores e felizes.  

Sua missão é das mais ingratas. Os desânimos são inevitáveis, e muitas vezes são profundos. O cotidiano é sempre desafiador. Fervem-se por dentro as aspirações, as angústias. Há sempre momentos de angústia, desalento, desamparo e de insegurança. Momentos somente dela, pela imposição do destino. A vida nesses momentos lhe aborrece, lhe deixa triste. Ela tinha todos os motivos (exteriores) para desistir, mas aacreditou na germinação da pequena semente semeada, e sempre teve a certeza do rumo. Por isso, lutou com todas as suas forças. Hoje sabe (mais do que nunca) que valeu a pena lutar.

Conhecida por todos. Querida, festejada e respeitada por muitos. Odiada por alguns; os corruptos, os caçadores, os malfeitores, os mafiosos, os criminosos, os denunciados, os punidos. Com coragem e destino, ela trilhou seu caminho. A cada dia, com o nascer do sol, suas forças se revigoram para mais uma longa batalha. Sua visão de região não se resume ao Parque. Ela é antenada nos acontecimentos regionais e participa do dia a dia da vida do povo.  Sua obra é o centro propulsor desse desenvolvimento. 

Não se pode considerá-la sem lhe reconhecer a luta, a contribuição, a história. Naquela época, tornou-se a própria pedra fundamental da gigantesca obra. Ali, naquele momento, as paixões arqueológicas começam a comandar seu destino. Ora com passos suaves, ora com truculência, sua caminhada chegou até aqui. Sua luta continua. A vida-saga de Niède Guidon é o grande exemplo para todos nós. Ela mostra-se incansável. Desdobra-se para que a gigantesca obra não pare. Ela permanece disposta, empenhada, resistente e corajosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES