Covid-19: Arquidiocese de Teresina recomenda assistir missas de casa

Arquidiocese emite nota oficial em prevenção ao Covid-19 em Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arquidiocese de Teresina emitiu uma nota, na tarde desta terça-feira (17), com medidas e recomendações aos fiéis em cobate ao coronavírus. De acordo com a nota,  todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares, serão suspensos em um prazo de 30 dias. 

A nota, em nome de Dom Jacinto Brito, Arcebispo Metropolitano de Teresina, diz ainda que as missas permanecem em seus mesmos, no entanto, é recomendado que que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet. 

Dom Jacinto Brito (Meio Norte)

Veja a nota na íntegra: 

Carta Circular: Orientações diante da pandemia do Coronavírus

Aos caros irmãos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as) e Leigos(as) da Arquidiocese de Teresina, Graça e Paz no Senhor!

Neste período Quaresmal, vivenciamos os nossos propósitos de conversão a caminho da Páscoa. É também o momento forte da Campanha da Fraternidade que este ano nos inspira com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). É uma proposta que aponta para o verdadeiro sentido da vida cristã. Diante da situação de pandemia que ameaça a saúde de todos e seguindo as orientações e advertências das Autoridades de Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nós nos sentimos solidários com todas as pessoas que estão lutando em favor da vida. Encorajamos a quantos se dedicam a cuidar da vida ameaçada pelo coronavírus, firmes na Palavra de Deus: “Sei em quem pus a minha confiança” (2Tim.2,12), comunicamos e determinamos as seguintes orientações para a Arquidiocese de Teresina, como medidas preventivas no momento:

– As missas permanecem nos mesmos horários, mas recomendamos que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet, sem ônus de consciência.

– Ficam suspensos pelo período de 30 dias, a partir de hoje, todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares.

Meio Norte

– Fica suspensa durante esse período, a comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o Pão Consagrado.

– A Sagrada Eucaristia deve ser recebida na mão. – Evitar qualquer contato das mãos em cumprimentos como o abraço da paz, o Pai Nosso, etc.

– As Igrejas devem colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada. Acompanhando atentos o desenvolvimento desta situação de pandemia, estas orientações poderão sofrer alterações, sempre visando o bem-estar do nosso povo.

Colocando-nos em atitude de oração e penitência, atestamos, mais uma vez, por este fato, a fragilidade humana e confirmamos a nossa firme esperança no Senhor, cujo amor não decepciona, jamais! Confiamos à materna intercessão de Maria, saúde dos enfermos, a nossa Arquidiocese e toda a humanidade, certos de que ao batermos o coração de Deus não seremos decepcionados. Em união com todo o clero, lhes repito, irmãos e irmãs: “Sê forte e espera no Senhor” (Sl.27/26).

Fraterna saudação em Cristo,

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho

Uma outra medida da Arquidiocese é que as Igrejas devem colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada. “Acompanhando atentos o desenvolvimento desta situação de pandemia, estas orientações poderão sofrer alterações, sempre visando o bem-estar do nosso povo”, diz trecho do comunicado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES