Arranha-céu de 291 metros treme, causa pânico e é evacuado na China

Nenhum tremor foi registrado na cidade de Shenzhen e causas da oscilação serão investigadas.

Arranha céu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um arranha-céu foi evacuado em meio ao pânico nesta terça-feira (18) em Shenzhen, no sul da China, após o prédio de quase 300 metros de altura balançar por um motivo ainda desconhecido. A agência de gestão de emergências de Shenzhen anunciou na rede social Weibo que nenhum tremor foi registrado na cidade e as causas da oscilação no edifício serão investigadas.

O incidente ocorreu por volta das 13h50 (horário local, 2h50 em Brasília) e causou pânico entre os ocupantes do prédio. Concluído em 2000, o SEG Plaza é um dos edifícios mais emblemáticos de Shenzhen, metrópole com mais de 12,5 milhões de habitantes próxima a Hong Kong, e é o 212º prédio mais alto do mundo.

O arranha-céu SEG Plaza, de quase 300 metros de altura, é evacuado após começar a tremer na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong, no sul da China, em 18 de maio de 2021 — Foto: AFP 

O arranha-céu tem 291,6 metros de altura (ou 355,8 metros, se consideradas as antenas) e 71 andares acima do solo, além de 4 pavimentos subterrâneos, segundo o site Skyscrapercenter.com.

Cinco dos arranha-céus mais altos do mundo estão na China, incluindo a Torre Xangai, que tem 128 andares e 632 metros de altura.

A China proibiu no ano passado a construção de prédios com mais de 500 metros de altura, uma restrição que já estava em vigor em algumas cidades, como a capital Pequim.

O arranha-céu SEG Plaza, de quase 300 metros de altura, é evacuado após começar a tremer na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong, no sul da China, em 18 de maio de 2021 — Foto: AFP 

Um arranha-céu nunca desabou no país, segundo a agência de notícias France Presse, ao contrário de edifícios mais baixos, devido a normas de construção às vezes frouxas.

Em março de 2020, um hotel usado como local de quarentena contra o coronavírus desabou na província de Fujián, no leste do país. Havia cerca de 70 pessoas no local e 29 morreram.

Equipes de resgate trabalham nos escombros em hotel que desabou na China em março do ano passado — Foto: AFP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES