Arroz vermelho é lançado no Piauí

A nova variedade é indicada para cultivo no PI, CE, RN e PB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O arroz vermelho, desenvolvido pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), vai ser lançado, nesta semana, no Piauí, durante a 68ª Exposição Agropecuária do Estado do Piauí (Expoapi), aberta na noite de domingo (02), no Parque de Exposição Agropecuária, na zona rural de Teresina.

A nova variedade, a primeira obtida a partir de cruzamento artificial no País, é indicada para cultivo nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Trata-se de uma opção para atender a nichos de mercado, podendo compor pratos típicos da Região Nordeste e receitas da alta gastronomia.

A produção de arroz vermelho no Brasil concentra-se nos estados da Paraíba, maior produtor e Rio Grande do Norte, mas ele é encontrado como cultura de subsistência no Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo, onde ainda é cultivado utilizando-se técnicas tradicionais. A produção desse arroz no País, em anos de safras normais (sem escassez de chuvas), é de cerca de dez mil toneladas, um terço do que era produzido há 50 anos.

“O arroz vermelho e arroz o preto são os arrozes mais antigos do mundo. O vermelho foi quem originou o arroz branco. O vermelho chegou ao Brasil no começo da colonização e o preto só recentemente, este introduzido pela Embrapa. Os dois podem ser cultivados em qualquer lugar do Brasil onde exista água disponível principalmente e clima, como o do Nordeste, por exemplo. São raros os agricultores que já cultivam o preto, mas o arroz vermelho é tradicionalmente plantado há dois séculos na Paraíba e Rio Grande do Norte. No passado, foi o principal arroz do Brasil e muito plantado no Maranhão onde não é mais encontrado. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, continua tendo a preferência dos consumidores, sobretudo, devido ao seu sabor diferenciado em relação ao arroz branco”,afirmou José Almeida Pereira, engenheiro agrônomo e pesquisadora da Embrapa Meio-Norte.

Segundo ele, o trabalho recente da pesquisa da Embrapa consistiu do resgate do cereal e da geração e disponibilização para os agricultores de uma variedade nova.

José Almeida Pereira disse que o arroz vermelho é mais saboroso e mais rico em ferro e zinco do que o arroz branco, sendo os tradicionais "arroz de leite", "arrubação" e "arroz de garimpeiro", os mais famosos na Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia.

O arroz vermelho tem também despertado o interesse de produtores do Sul e Sudeste, que utilizam alto padrão tecnológico em suas lavouras e também de uma parcela de consumidores dos centros urbanos que buscam novas opções gastronômicas.

As cultivares utilizadas nas lavouras de hoje foram selecionadas ao longo do tempo pelos próprios produtores e apresentam porte alto, folhas longas e são decumbentes (inclinadas). As plantas também mostram baixo potencial produtivo, alta suscetibilidade ao acamamento e baixo rendimento de grãos inteiros.

O desenvolvimento da nova cultivar visou à redução da altura da planta e ao aumento da produtividade de grãos e do porcentual de grãos inteiros após o beneficiamento. O trabalho de pesquisa começou com a caracterização e o estabelecimento de uma coleção de acessos com potencial para melhoramento genético. Esses cruzamentos artificiais, realizados no âmbito do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, possibilitaram a geração de dezenas de linhagens de arroz vermelho com características agronômicas, industriais e culinárias de interesse para o programa. Foram oito anos de trabalho, desde a realização dos cruzamentos até a seleção e posterior registro da linhagem MNA 0901 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que resultou na denominação da cultivar de BRS 901.

“Essa é a primeira cultivar de arroz vermelho melhorada disponibilizada para pequenos agricultores nordestinos que plantam ainda as mesmas cultivares introduzidas no período da colonização. É mais produtiva e possui maior resistência ao acamamento de plantas do que as cultivares tradicionais plantadas, além de maior rendimento de grãos inteiros por ocasião do beneficiamento”, explica o pesquisador da Embrapa Meio-Norte José Almeida Pereira que, com Orlando Peixoto de Morais, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (GO), falecido em 2017, liderou a equipe responsável pelo processo de criação e desenvolvimento da nova cultivar.

Manejo é semelhante ao arroz branco

Segundo o pesquisador Carlos Santiago, da Embrapa Cocais (MA), não há diferenças entre o arroz vermelho e o arroz branco quanto ao manejo integrado. “O ciclo das variedades do tipo branco e do tipo vermelho são idênticos e a necessidade de água e de nutrientes também são iguais. A diferença entre elas é apenas a cor e formato do grão, no mais, o que se aplica a uma lavoura de arroz irrigado, se aplica a uma lavoura de vermelho”, esclarece.

Embora seja encontrado nas feiras em alguns estados do Nordeste, nas demais regiões, é possível encontrar o arroz vermelho em supermercados, na prateleira reservada aos arrozes especiais, com preço superior ao arroz branco, chegando ao dobro do valor.

Ultimamente, o grão tem se destacado na culinária gourmet, na elaboração de saladas, bolinhos e como acompanhamento de carnes brancas, como peixe e frango. Tem atraído também consumidores adeptos da alimentação mais natural, que buscam grãos integrais e produtos orgânicos.

O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (GO) José Manoel Colombari Filho, coordenador do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz, destaca a importância do arroz vermelho como alimento funcional. “A grande diferença entre o branco e o vermelho é que este último conta com a presença de compostos fenólicos, os mesmos que encontramos nas uvas e no vinho. Quando consumimos o grão integral, estes compostos trazem benefícios à nossa saúde, pois eles previnem doenças degenerativas e têm ação anti-inflamatória e hipoglicêmica. É, portanto, um alimento funcional, que se consumido costumeiramente, traz benefícios à nossa saúde”, destaca Colombari.

Pesquisas realizadas pela Embrapa apontam que o arroz vermelho apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco do que o arroz branco. Por ser parcialmente polido, ele retém maior número desses nutrientes e é um importante alimento no combate à desnutrição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES