Arte do grafite colore muros de duas escolas municipais em Timon

Iniciativa tem o patrocínio da Águas de Timon, dentro das ações do projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água”

Arte do grafite colore muros de duas escolas municipais em Timon | Raisa Morais JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Van Gogh, Romero Brito, e o grafiteiro Alberto Panzer. Inspiração não falta para os alunos fazerem dos muros de escolas verdadeiras obras de arte. O resultado pode ser visto nesta terça (3) e quarta (4) dia do Grafite, nas escolas municipais Pedro Falcão Lopes e Marechal Castelo Branco, em Timon.

Na intervenção artística monitorada por Panzer, os jovens da unidade Pedro Falcão Lopes expressaram seus próprios dons artísticos grafitando nos muros os desenhos finalistas do projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água”, iniciativa que tem o patrocínio da Águas de Timon, que promoveu nos meses de maio, junho e julho uma série de ações educativas com professores e alunos da rede pública do município.

Alunos da escola Pedro Falcão Lopes, em Timon particpando do projeto "Arte nos muros"- Foto: Raisa Morais

Segundo o grafiteiro, pintar os muros também é uma forma de deixar a marca registrada dos alunos para toda a comunidade. 

"Essa vivência dá às crianças o contato com a arte urbana, às vezes você passa na rua e se questiona como essa parede foi pintada, e os alunos acabam tendo o conhecimento do processo de criação do grafite. Fizemos uma releitura dos desenhos, nos divertimos e o projeto é bem interessante nesse sentido", explica o monitor.

Natália Frota, analista de projetos socioambientais da Águas de Timon, acompanhou a produção artística na escola de perto- Foto: Raisa Morais

Além das matérias convencionais, o projeto estimula a preservação da água e também afasta a ideia de que grafite está ligado à criminalidade. 

"Os professores desenvolveram atividades em sala para poder trazer essa conscientização aos alunos, depois as crianças retrataram em desenhos a questão do meio ambiente, da preservação que estamos vivendo hoje. Esses desenhos retratados nos muros foram escolhidos em votação pelas pessoas, aqueles que mais sensibilizaram e trouxeram uma realidade para esse momento",  relata Natália Frota, analista de projetos socioambientais da Águas de Timon.

Marina Luiza, 11 anos, uma das vencedoras dos desenhos, está no 6º ano e diz que a atividade trouxe mais que leveza para o colégio. "Fiz uma mulher com cabelos azuis que representava a água, fiz um rio, ela cheirando as flores e árvores e uma mão pegando uma gota d'água. Isso mostra a importância da água", contou. 

Para Gabriel, 12 anos, do 7º ano, a pintura é mais que uma forma de deixar a escola bonita. "Nos ajudou e economizar cada dia mais água e a ter o que fazer nos horários vagos", ressaltou.

"Tivemos uma formação para abrirmos a mente, o projeto é maravilhoso e vimos o entusiasmo dos alunos que abraçaram a causa",  considerou a professora de Educação Física, Jocyleide Martins, que fez parte de uma capacitação pela produtora Horizonte para a inserção da intervenção artística.

Alunos participam de workshop sobre oficina de grafite- Foto: Raisa Morais

Entre as artes desenhadas pelas paredes, dentro e fora dos colégios, estão paisagens, água, pássaros. Tudo criado de forma a interagir com o público. "Além de embelezar a escola é um projeto mobilizador que acaba fazendo com que, não só o aluno, mas a comunidade reflita a total importância do uso consciente da água e da preservação da biodiversidade", concluiu a diretora, Selejane Rodrigues.

Dos desenhos para os livros

Ao final do projeto, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros das escolas serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente. O  "Arte nos Muros" também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Timon e tem realização da Flamingo Comunicação e produção da Horizonte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES