Arte Santeira do Piauí poderá ser registrada como patrimônio brasileiro

A sociedade pode se manifestar sobre o tema até dia 5 de novembro. A arte em madeira do Piauí é reconhecida internacionalmente.

Arte em madeira do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, informa que está em trâmite o processo acerca da proposta de registro da Arte Santeira em Madeira no Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil. 

A sociedade poderá manifestar-se sobre o assunto até o dia 5 de novembro de 2022. As manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail dpi@iphan.gov.br ou enviando correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural - Presidente, no endereço SEPS 702/902 Sul, Bloco B, Centro Empresarial Brasília, 50, Torre Iphan Asa Sul – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70.390-135.

Arte santeira possui significados de memória e história (Francisco Moreira / Iphan)

Sobre o bem

A Arte Santeira é uma manifestação plástica que utiliza a madeira como matéria-prima, com atributos artísticos e culturais presentes na talha de esculturas, oratórios, painéis e peças de mobiliário. Resulta de um fenômeno sociocultural que ocorreu no estado do Piauí na década de 1970. Tal forma de expressão ganhou destaque por intermédio de iniciativas eclesiásticas, governamentais e do mercado de arte, que passou a nutrir um interesse por artefatos de origem popular, incentivando os santeiros de Teresina, de Parnaíba, de Campo Maior, de Pedro II e de José de Freitas, principais locais de produção. Em Teresina (PI), por exemplo, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, apresenta rica decoração feita por santeiros, em especial Mestre Dezinho. 

Nos anjos, nos santos e nos “caboclos” talhados pelos santeiros piauienses, são reconhecíveis algumas semelhanças morfológicas, como a estrutura maciça e vertical das esculturas. Outro aspecto comumente encontrado nas peças é a estilização das formas e o predominante acabamento monocromático delas.

Não há, no entanto, uma padronização da produção e cada santeiro define um estilo próprio. O entalhe de personagens sagradas e profanas carrega referenciais visuais ligados ao agreste piauiense, tendo carnaúbas, bacuraus, mandacarus e outros elementos da fauna e flora como motivos decorativos. 

A Arte Santeira em Madeira no Piauí possui significados de memória e história para a população piauiense, contribuindo também para a expressiva diversidade cultural brasileira. Os santeiros piauienses reivindicam sua singularidade artística, a marca individual embutida em cada uma das peças, que jamais se repetem. Não se trata de uma arte ligada a processos de reprodutibilidade técnica, mas de uma produção com especificidades estilísticas apreciadas por um público de dentro e de fora do estado do Piauí.

Desse modo, a instrução técnica do processo que propõe o registro da manifestação como Patrimônio Cultural do Brasil contém elementos que motivaram a emissão de parecer favorável à inscrição do bem no Livro de Registro das Formas de Expressão. (Fonte Iphan)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES