As belezas do Ceará: das serras ao litoral

Os cearenses são agraciados com belas praias e paisagens naturais, além de uma cultura riquíssima

Parque Nacional de Ubajara | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Ceará é um dos mais belos do Brasil. Com uma cultura rica associada a belíssimas paisagens, entre praias, serras e cachoeiras, a região possui um turismo consolidado e sempre em ascensão. 

Neste período de retomada das atividades, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o Ceará é uma opção ampla para o lazer, diversão e conhecimento. A Caravana Turismo Nordeste, uma parceria com a Embratur, mostra todas essas belezas na programação da Rede Meio Norte nesta sexta-feira (23).

Parque Nacional de Ubajara

Afinal, que lugar é esse onde é possível observar em um curto espaço o contraste da serra de mata úmida e da caatinga de vegetação rasteira e seca? Como assim mata atlântica entremeada de caatinga? 

Em um verdadeiro ecótono dos deuses, o Ceará esconde no Parque Nacional de Ubajara uma exuberância natural de encher os olhos, ouvidos e narizes. É uma viagem sensorial por belezas, cores e cheiros.

O Parque Nacional de Ubajara oferece a seus visitantes muito contato com a natureza (Foto: Wikimedia Commons)

O Nordeste, que é tão conhecido por praias estonteantes, também esconde paraísos como o Parque Nacional de Ubajara. Na região é possível apreciar um outro cenário no meio da mata, com animais silvestres, mirantes, cachoeiras e grutas.

As belezas naturais do Parque, que fica entre os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinhas, contam a história do lugar que era habitado por índios e hoje desperta o espírito aventureiro dos turistas. O local preserva a natureza e incentiva o turismo ecológico, com um verdadeiro convite para trilhas de ecoturismo.

Gilson Mota, gestor do Parque Nacional de Ubajara, afirma que o parque tem inúmeros atrativos. “Além da gruta, que dá nome ao Parque, temos vários mirantes e cachoeiras que são abertas à visitação. Então as pessoas podem aproveitar a trilha e no final tomar um banho. Além disso, temos uma mistura de caatinga e mata atlântica. Nossa encosta é rica em biodiversidade”, afirma.

A maior trilha é a do Araticum, com 7 km de extensão, que dá acesso à maior caverna do estado: a gruta de Ubajara. Ao todo, são 11 cavernas, mas só esta é aberta à visitação. As rochas que ganham formas inusitadas fazem o visitante viajar no tempo e na imaginação.

Mas não se preocupe. Se você é do time que não gosta de andar a pé, o bondinho do Parque, que será reinaugurado em breve, leva o visitante até a gruta em minutos. O único requisito é gostar de emoção, porque a descida é de 500 metros.

Dispostos a oferecer atrativos aos visitantes do Parque Nacional de Ubajara, as cidades da serra, Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Guaraciaba se juntaram para apresentar a rota turística Mirantes da Ibiapaba em conjunto com empresários dos setores hoteleiro e de restaurantes. 

No meio da Serra da Ibiapaba, em Tianguá, as temperaturas são amenas e giram entre 16 e 25 graus com os 700 metros de altitude. Crato e Quixadá são outras opções para quem busca uma viagem aventureira.

Os parques ecológicos privados, como o Sítio do Bosco, são atraentes para quem gosta de acampar ou se hospedar em chalés no meio da natureza, mas nunca deixa a preservação de lado. Por lá tem tirolesa, rapel, parapente e outros esportes radicais no meio da natureza. 

Para se ter ideia do potencial do lugar, são recebidos cerca de 1.500 a 2 mil visitantes por fim de semana. “Já vim várias vezes. Eu gosto de vir para cá porque é tranquilo, calmo e temos conexão com a natureza”, revela Chrislayne Alves, blogueira de Fortaleza.

Praias cearenses

A brisa que chega ao Parque Nacional de Jericoacoara ajuda a esculpir o cenário perfeito entre dunas e lagoas naturais, praias e serrotes. Jijoca, Preá, Cruz e Camocim são os municípios que compõem o Parque de 8.852 hectares. Completamente natural, nada pode ser modificado pela ação humana.

É proibido subir nas dunas de carro, por exemplo, e não tem calçamento ou asfalto, por isso o acesso é difícil. São dezenas de caminhos, mas só com um guia credenciado é possível fazer os passeios com segurança.

Por isso, o ideal é procurar uma agência de turismo ou alguém em Jijoca que faça o translado. Além das praias maravilhosas, as lagoas também dão um toque especial.

A Pedra Furada é um dos atrativos de Jericoacoara (Foto: Anderps/Wikimedia Commons) 

Um lugar perfeito em qualquer estação. O nome é autoexplicativo. A Lagoa do Paraíso expressa o sentimento de todos que visitam Jeri. Danilton Teixeira é guia há mais de 10 anos e fala dessa beleza do litoral cearense.

“A natureza modifica a paisagem, e a cada dia a estrutura vai aumentando. A água a cada dia que passa fica mais cristalina. Eu sempre trago os turistas para cá e recebemos gente de todo os lugares. É um grande encanto. Então todo o Brasil vem aqui”, revela.

Também com água límpida, o Buraco Azul, revela nos 6 metros de profundidade como a natureza pode surpreender. O passeio surgiu por acaso em 2018 após uma temporada de chuvas e hoje é um fenômeno de visitação.

E quando a natureza e o tempo se encarregam de esculpir uma obra prima? Depois de 40 minutos de caminhada entre rochas estar na Pedra Furada nos faz qualquer um esquecer o cansaço. Principalmente se for para ver o belíssimo pôr do sol. “É indescritível, uma sensação que não poderia imaginar”, revela Gabriela Pires, estudante de Belo Horizonte.

E por que não falar da bela Vila de Jericoacoara? O local era frequentado somente por pescadores e se revelou como grande potencial turístico na década de 90, mas só a partir de 2000 é que começou a receber mais e mais visitantes.

Canoa Qubrada encanta turistas por sua beleza (Foto: Reprodução/Internet)

No litoral leste, outras praias chamam atenção pelas diferentes características. Cercadas por falésias de até 30 metros, Morro Branco, em Beberibe, e Canoa Quebrada, em Aracati, são conhecidas pelas diferentes colorações de areia, usadas para a silicografia.

Dos 573 km de extensão do litoral do CE, 8 são na Praia do Futuro. É a mais frequentada na capital, pela estrutura com dezenas de barracas e principalmente para quem quer banhar nas águas quentes desse belo pedaço de litoral.

Muita cultura

Quem pensa que Fortaleza só tem praia está enganado. Além do ventinho, sol, mar e areia, a capital do Ceará também respira cultura. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um verdadeiro complexo cultural, com museus, teatros, cinemas e bibliotecas.

O lugar abriga um planetário, o Teatro Dragão do Mar e os museus da Cultura Cearense e o de Arte Contemporânea. Com a retomada das atividades, o cinema retornou com apenas 30% da capacidade.

Rachel Gadelha, presidente Instituto Dragão do Mar, explica que o turismo cultural é forte no Estado. “O cearense é um povo muito criativo. E isso é a matéria prima para a arte e a economia criativa. Nossa hospitalidade e inventividade tem uma política cultural bem estruturada. Estimulamos a cultura, a partir da organização”, aponta.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Foto: Divulgação)

Não é à toa que o Ceará é o berço de muitos artistas e escritores, como Chico de Anysio e José de Alencar. No coração da cidade, o cine teatro São Luís é o único de Fortaleza. Ele foi inaugurado há 63 anos, mas em 2014 passou por uma restauração e reinaugurado em 2015. Além de ser um dos poucos de rua, cobra preços acessíveis e impressiona com a mesma estrutura desde 1958, sobretudo no teto.

Também tem cultura no interior do Estado. Por mês, na alta estação, mais de 400 mil pessoas, do Brasil afora, vêm para o Ceará desfrutar de todas essas belezas e de outro tipo de turismo, o religioso. As cidades de Juazeiro do Norte e Canindé são as mais procuradas pelos fiéis de todas as regiões.

Privilegiado pela natureza, o terceiro estado mais rico do nordeste soube desfrutar do que foi lhe dado. Quem desvenda a terra da luz certamente descobrirá novos encantos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES