As carreiras de futuro promissor e a disputa acirrada por uma vaga

As carreiras de futuro promissor e a disputa acirrada por uma vaga

As carreiras de futuro promissor e a disputa acirrada por uma vaga | Revista Veja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Engenheiros agr?nomos, especialistas em marketing, nutricionistas e fisioterapeutas, aten??o: o mundo precisar? cada vez mais de voc?s. Segundo estudiosos, as carreiras mais promissoras, de agora em diante, ser?o aquelas que:

? estiverem ligadas a quest?es que preocupam o mundo todo, como os problemas ambientais, a necessidade de gerar recursos energ?ticos alternativos e a evolu??o tecnol?gica;

? permitirem ?s pessoas conectar-se com o restante do planeta, como as atividades relacionadas ? comunica??o e ? tecnologia da comunica??o;

? tiverem como foco o bem-estar individual e o cuidado das pessoas consigo mesmas, como os trabalhos ligados ao lazer e ? sa?de.

Aqui, o futuro das profiss?es, divididas por ?reas e analisadas ? luz dos rumos do mundo.

COMUNICA??O

O mundo ? o limite: para publicit?rios, produtores de audiovisuais e profissionais do marketing, o campo de trabalho, muito em breve, n?o ter? mais fronteiras. Antes do surgimento da internet de banda larga, uma ag?ncia de publicidade, por exemplo, s? fazia servi?os para clientes "de casa" ? o que significa do mesmo pa?s. Hoje, com a possibilidade de enviar arquivos de v?deo digital pela web e t?-los de volta t?o r?pido quanto foram, n?o h? por que uma ag?ncia brasileira n?o prestar servi?os para uma empresa sediada no Canad?, por exemplo. No Brasil, a exporta??o de servi?os de publicidade j? representa de 15% a 30% do faturamento das ag?ncias e produtoras. A rede de ag?ncias inglesa BBH, por exemplo, atende clientes em mais de cinq?enta pa?ses com apenas seis escrit?rios, incluindo um em S?o Paulo, que atinge toda a Am?rica Latina. De seus profissionais, exige-se n?o s? que tenham excelentes conhecimentos da l?ngua espanhola (para saber que uma locu??o com sotaque argentino n?o ser? bem recebida no Chile ou na Venezuela, por exemplo), mas que dominem a fundo as culturas locais (para saber, digamos, quem ? o Zeca Pagodinho dos hermanos).

MEIO AMBIENTE

Aquecimento global, escassez de ?gua e dificuldades geradas pelo crescimento populacional s?o temas que vieram para ficar. Nesse contexto, ganham import?ncia crescente as profiss?es ligadas ao cuidado com o meio ambiente. Entre as que ter?o mercado garantido est?, por exemplo, a do gestor ambiental. Chefiando equipes formadas por ge?logos, ocean?grafos, engenheiros e outros especialistas, esse profissional ? respons?vel, entre outras coisas, por avaliar impactos ambientais e criar solu?es para reduzi-los. Os nada auspiciosos relat?rios da ONU sobre a situa??o do planeta, divulgados recentemente, n?o deixam d?vida de que esse profissional ter? muito trabalho pela frente.

Seus empregadores podem ser ?rg?os p?blicos, ONGs ou empresas privadas. "Ao criar procedimentos que resultem em uma interfer?ncia menor no meio ambiente, o gestor ambiental reduz inclusive os custos que a empresa teria para reparar o dano", explica o gerente de meio ambiente e seguran?a florestal da Aracruz, Luciano Lisb?o. Institui?es como a Universidade de S?o Paulo e a Universidade Federal do Paran? j? t?m curso de gradua??o em gest?o ambiental. No que se refere ? escassez de recursos vitais, como a ?gua apropriada para consumo, ter?o lugar garantido no ranking dos profissionais mais solicitados os engenheiros sanitaristas. Eles ser?o necess?rios para ajudar, por exemplo, na despolui??o de rios e na dessaliniza??o da ?gua dos oceanos ? como j? ocorre em grande escala nas Bahamas e em pa?ses ?rabes.

"No futuro, outras na?es ter?o de recorrer a processos como a dessaliniza??o da ?gua dos mares", afirma Haroldo Lemos, presidente do Comit? Brasileiro do Programa das Na?es Unidas para o Meio Ambiente. J? a quest?o do aumento populacional colocar? em alta engenheiros agr?nomos, especialistas em gen?tica e outros profissionais que possam contribuir para otimizar a produ??o de alimentos no mundo.

SA?DE

No Brasil, o n?mero de habitantes com mais de 60 anos superar? o da popula??o com menos de 5 anos pe



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES