ASA lança projeto para proteção de crianças e adolescentes

O projeto Florada dos Ipês tem o objetivo de ampliar a cidadania dos atendidos e despertar na sociedade reflexões que contribuam para o fim da violência

Assistidos pelo SCFV Novos Meninos em atividade de sensibilização | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) lançará na próxima quinta-feira (13 de maio), o projeto Florada dos Ipês, que tem o objetivo de chamar atenção da população para proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades social e/ou vítimas de violação de direitos. Por meio do projeto, a ideia é favorecer a autonomia, o autocuidado e a ampliação da cidadania dos atendidos, bem como despertar na sociedade reflexões que contribuam para o fim da violência contra as crianças e adolescentes.

A iniciativa será lançada através de live às 16h, com transmissão nas redes sociais da ASA e da Arquidiocese de Teresina.

Desenvolvido no âmbito dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) da ASA, o Projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) e é financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA). 

De acordo com o coordenador técnico da Casa de Zabelê, Francisco Moreira, o projeto tem o intuito de gerar sensibilização e mobilização da sociedade na luta pela efetivação dos direitos das crianças e adolescentes de Teresina. “O Florada irá potencializar o atendimento e o acompanhamento dos serviços da ASA que trabalham com crianças, adolescentes e juventudes, bem como beneficiar toda a rede socioassistencial na sensibilização da população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento do trabalho infantil e da violência sexual”, destaca Francisco.

O projeto será operacionalizado através da realização de atividades formativas, lúdicas e culturais de caráter preventivo, informativo, integrativo entre os serviços SCFV Nov@sMenin@s, SCFV INTEGRAR, Casa de Zabelê e Programa Jovem Aprendiz.

Embora desenvolvido no âmbito da Ação Social Arquidiocesana o projeto busca também estimular a articulação da rede socioassistencial de Teresina, somando forças com outras instituições na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Valdeniria Silva, destaca a importância do Florada dos Ipês para o enfrentamento e a prevenção ao trabalho infantil e a violência sexual.

“O projeto Florada dos Ipês vem somar com a efetivação da política de Assistência Social em Teresina, pois apresenta como meta o enfrentamento de causas de fundamental importância para a proteção social como o enfrentamento de violações de direitos, buscando desenvolver e dar destaque as potencialidades das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social”, pontua Valdeniria.

Assistidos pelo SCFV Novos Meninos em atividade de sensibilização | FOTO: Divulgação

Projeto em quatro fases

O Florada dos Ipês será desenvolvido até dezembro de 2021 e está dividido em quatro fases, que vão desde a mobilização dos serviços da ASA até a realização de uma caravana pelas instituições da rede socioassistencial de Teresina.

A primeira etapa denominada “Plantar para Esperançar” já está em execução e corresponde ao planejamento, à mobilização e a execução de oficinas e treinamentos com os profissionais da ASA.

Em seguida, na etapa “Germinar para Semear”, serão realizadas oficinas formativas e de sensibilização sobre violência sexual e trabalho infantil com os assistidos pelos serviços, além de encontros com suas famílias. Na etapa “Cultivar para Florescer” serão realizadas oficinas de dança, música, teatro e artes manuais para crianças, adolescentes e juventudes dos serviços da ASA, além de gincanas e encontros de esporte e lazer.

Na quarta etapa, que leva o nome do projeto, será realizada a caravana Florada dos Ipês com visitas as escolas de Teresina, bem como encontros em instituições da rede socioassistencial e um Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Violações de Direitos das Crianças e Adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES