Assentamentos impulsionam produção de orgânicos

Os produtos são vendidos em feiras

Assentamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo rural proporciona um contato direto com a natureza, a agricultura e culturas locais, valorizando o ambiente e o desenvolvimento das produções da área rural. Em Teresina, essa modalidade está ganhando cada vez mais destaque com os assentamentos. Localizado na Avenida Maria Gilvani Moreira, na zona rural de Teresina - BR-343,  o assentamento El-Shaday reúne cerca de 120 famílias, que trabalham para seu próprio crescimento. Na produção de alimentos orgânicos e agroecológicos, o assentamento desenvolve feiras, que incentivam o turismo rural.

Os produtos têm o selo do assentamento e embalagens personalizadas, a fim de diferenciar seu produto e gerar mais renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade. Com forte atuação na base econômica, o assentamento tem como presidente Elizeu Moreira, que destaca a relevância da prática da produção e sugere ações para o governo. “Hoje nós temos participado bastante de feiras agroecológicas e orgânicas com os companheiros. Teresina tem uma das maiores zonas rurais de capitais do Brasil e tem potencial enorme para esse tipo de produção. Precisamos ainda mais de espaço nos poderes públicos, como Prefeitura e Governo do Estado. Apesar dos feitos da Prefeitura, precisamos que o Governo do Estado possa ampliar a frente do trabalho do micro agricultor”, disse. 

O assentamento onde Moreira vive, em todo último domingo do mês, organiza a feira e participa das demais que ocorrem na cidade. Ela oferece alimentos prontos para serem adquiridos.

Para agregar valor às mercadorias, os produtores do El-Shaday apresentam excelentes formas de deixar o produto ainda melhor. Com embalagens diferenciadas para a venda de alimentos, os ovos têm caixas feitas com materiais que antes eram descartados, como sobras de serrarias. Um outro produto que é destaque nas feiras é a pimenta, que é apresentada em pó, em líquido e até mesmo em geleia. Além dos produtos naturais, o assentamento também conta com estabelecimentos de comida caseira, essenciais para quem deseja parar para fazer uma refeição. 

Mesmo com o crescimento, a zona rural da capital ainda precisa de reformas para beneficiar os pequenos agricultores. “Todos os dias lutamos para o título permanente da terra. São lotes que produzem muita coisa. Essa política autossustentável necessita de parcerias para fornecer trator, máquina, regularização fundiária para os moradores conseguirem realizar o trabalho”, conta Elizeu Moreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES