Assistente virtual da Equatorial já fez mais de 600 mil atendimentos

A inserção da Clara junto ao relacionamento com esses consumidores marcou um novo momento para o Grupo Equatorial Energia.

Clara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma história recente de apenas 01 ano, a assistente virtual dotada de inteligência artificial da Equatorial Piauí, Clara, já deixou sua marca na história pela ampliação do acesso digital aos clientes piauienses e por trazer facilidade para a vida de muita gente. Quando se fala de canais de atendimento, as possibilidades de interação com ferramentas como WhatsApp tornam-se grandes apostas para melhoria no relacionamento com os consumidores, neste caso, junto às assistentes virtuais, que automatizam processos, tornando a experiência do cliente mais fácil, simples e ágil.

Em levantamento realizado em outubro, constatou-se que a assistente virtual Clara já realizou 661 mil atendimentos aos clientes da Equatorial Piauí, desde sua implantação, em outubro de 2019, quando foi lançada. Nessa troca de informações e relacionamento, a inteligência artificial já trocou mais de 11 milhões de mensagens de interação com os clientes da distribuidora.

A inserção da Clara junto ao relacionamento com esses consumidores marcou um novo momento para o Grupo Equatorial Energia, integrado à tecnologia e à transformação digital dos novos tempos, sendo uma ferramenta que evidencia concretamente o esforço em investir em tecnologia, com a intenção de garantir aos clientes, uma ferramenta inovadora. 

 “A Clara faz parte de grandes investimentos em tecnologia de ponta realizados pelo Grupo Equatorial Energia. Além de trazer inovação para a palma da mão dos piauienses, buscamos também facilitar o contato de nossos clientes, sempre que precisarem de algum serviço da distribuidora. Nossa assistente virtual está em constante aprendizado e vamos continuar investindo nesta evolução tecnológica”, destaca Marcelo Augusto, Gerente Corporativo de Digital e Inovação.

Clara, assistente virtual da Equatorial Piauí / Crédito: Divulgação

Como funciona e serviços disponíveis

A Clara, assistente virtual, permite que o cliente da Equatorial realize serviços a qualquer momento e de maneira automatizada, como Comunicar Falta de Energia (para registrar atendimento de eventual interrupção no fornecimento de energia), obter o  Código para Pagamento (número do código de barras para efetuar pagamentos), realizar Consulta de Débitos (verificar os débitos existentes no código único apresentado), solicitar Religação (solicitar religação após quitação do débito) e Cadastro de Tarifa Social Baixa Renda (onde o cliente pode se cadastrar na tarifa social com número do NIS atualizadoe garantir até 65% de desconto na fatura de energia).

Para ter acesso ao atendimento com a Clara,  basta o cliente salvar o número (86) 3228-8200 no celular e enviar uma mensagem de texto pelo WhatsApp, sempre que precisar. É importante informar CPF, CNPJ ou o número do código único e seguir as orientações da Clara, na condução do atendimento. É importante reforçar ao cliente que o atendimento da assistente virtual é apenas por WhatsApp e via mensagens de texto. Não é possível ainda realizar atendimento com envio de fotos, vídeos ou áudio.

Crédito: Divulgação

Transformação social por meio da tecnologia

A Clara também já ajudou a transformar a vida de muitos clientes da distribuidora de energia, como é o caso do Venilson Portela, residente de José de Freitas, 23 anos, que é produtor de eventos. Venilson Portela, assim como foi o caso de muitos trabalhadores brasileiros, teve seu trabalho afetado pela pandemia do novo Coronavírus e buscou alternativas para economizar dentro de casa. O cliente descobriu em divulgação na rádio que a Clara, assistente virtual da Equatorial, também realiza automaticamente o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.

“Em determinado momento, durante o isolamento social que mantive aqui com minha mulher e filha, vi que a Clara realizava cadastro na Tarifa Social pelo WhatsApp. Forneci os dados solicitados, o CPF e o NIS, e rapidamente fui cadastrado no programa que garantiu descontos nas faturas de energia dos últimos meses. Com o dinheiro que sobra, temos feito mais compras no supermercado e guardado mais para pagar outras contas, o que é algo muito significativo no momento em que vivemos’’, ressalta o cliente.

Venilson Portela e família

 O programa, criado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda, garante desconto especial de até 65% na conta de energia, de acordo com o consumo do cliente.

 Ao solicitar atendimento na Clara para Cadastro na Tarifa Social, o cliente deverá informar o código único e seguir as orientações da assistente virtual, inclusive informando o número do NIS (Número de Inscrição Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa. A partir da solicitação, a Equatorial faz automaticamente a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem e validação dos dados, caso esteja tudo certo com a documentação, o cliente passa a ter o benefício a partir da fatura seguinte. Já para o beneficiário que não é o titular da unidade consumidora na Equatorial Piauí, é necessário informar à Clara, além do número do NIS, outras informações do titular do NIS: nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome completo da mãe.

Comunicação entre empresas e clientes

É nesse ambiente evolutivo e integrado que a Equatorial Piauí acredita ter propiciado a criação e redirecionamento de uma maior gama de serviços para serem realizados pela Clara, tudo digitalmente, percebendo que, mês a mês, os números de atendimento e mensagens realizadas com os clientes aumentaram. 

‘’Atender de forma integrada os 224 municípios do Piauí exige constante inovação e praticidade na forma relacionamento com nossos clientes nesse cenário da era digital. A Clara tem, desde sua implantação, aprendido a realizar cada vez mais novos serviços e os mais de 600 mil atendimentos realizados demonstram um canal que nos últimos meses foi adotado de forma natural e positiva pelos nossos clientes, permitindo um melhor acesso aos serviços que a Equatorial Piauí oferece.’’, reforça Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Piauí. 

 Em pesquisa realizada no Brasil através do “Panorama Mobile Time/ Opinion Box - Mensageria no Brasil - Janeiro de 2020’’, aproximadamente 76% dos usuários de WhatsApp se comunicam com marcas e empresas através do aplicativo de mensagens. Em uma amostra realizada com 1.987 clientes, 99% destes possuem o WhatsApp instalado em seus smartphones. A pesquisa foi produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box, disponível no link: https://panoramamobiletime.com.br/pesquisa-mensageria-no-brasil-fevereiro-de-2020/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES