Associações participam do Fórum de Desenvolvimento em Teresina

Associações participam do Fórum de Desenvolvimento em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O F?rum do Desenvolvimento do Territ?rio Entre Rios, que acontece no Centro de Conven?es desde quarta-feira (3), conta com a participa??o de associa?es de bairros, sindicatos, ONGs e gestores de v?rias ?reas da administra??o p?blica estadual e municipal dos 30 munic?pios que formam o Territ?rio Entre Rios, um dos 11 em que o Estado est? dividido de acordo com as potencialidades de cada regi?o para o planejamento.

A presidente da Associa??o de M?es de Santa Maria da Codipi, Maria Meneses Ara?jo, destaca como uma das prioridades para a regi?o a necessidade de capacitar a comunidade. ?Precisamos agilizar a aprova??o de projetos e efetiva??o de a?es. Essa iniciativa faz os gestores se aproximarem mais, mas ainda ? preciso envolver mais a comunidade?, diz ela.

O apoio para a forma??o e capacita??o ? apontado pelos gestores como uma das prioridades para o territ?rio. ?Aqui, uma de nossas principais necessidades ? o apoio para capacita??o de jovens nas comunidades carentes. A elabora??o do PPA que est? acontecendo agora com a participa??o coletiva j? era para ter acontecido h? mais tempo?, diz o presidente do Centro Esportivo Planalto Ininga, Francisco Alves do Nascimento.

A formata??o que o PPA est? ganhando ? vista com simpatia pela sociedade e pelos gestores. ?A iniciativa ? possitiva por possibilitar uma troca de informa?es entre a sociedade civil e gestores. Isso possibilita uma avalia??o das a?es j? realizadas e garante que o planejamento coletivo permite efetiva??o das a?es realizadas. As prioridades s?o definidas n?o somente pelo gestores, mas com a participa??o da sociedade. ? preciso coragem para fazer isso, ? uma iniciativa in?dita na esfera governamental. Planejamento participativo sempre foi um anseio da comunidade?, disse Jo?o Batista Rodrigues, assessor da Secretaria de Educa??o.

?A participa??o dos gestores ? fundamental, pois como vou opinar, dar sugest?es em um projeto de desenvolvimentno se n?o conhe?o, se n?o sei o que est?o planejando para o futuro de minha cidade, de meu Estado. A participa??o dos gestores poderia ser melhor?, questiona a coordenadora de Faturamento da Agespisa, Maria de Lourdes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES