Asteroide do tamanho de um ônibus passará próximo à Terra - O monitoramento

Um asteroide do tamanho de um ônibus passará próximo à Terra. Ele foi detectado pela primeira vez em 2014 e, desde então, vem sendo monitorado. - O monitoramento

Slide 1 de 2
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O monitoramento

A NASA mantém atenção especial nos asteroides que se aproximam da Terra. Por meio do programa Near Earth Objects, os pesquisadores da agência calculam a probabilidade de impacto dos asteroides que oscilam no nosso Sistema Solar com o planeta durante os próximos 100 anos. Como apontado pelo portal Jagran English, objetos aparecem com uma certa proximidade do planeta a cada dois dias. Ou seja, a agência tem muito trabalho!

Se um asteroide estiver num raio de 7.402.982 km, e for maior que 150 metros, é considerado um objeto potencialmente perigoso, de acordo com a NASA. Os asteroides deste tamanho podem causar danos graves se caírem na Terra e, por isso, são constantemente monitorados. Porém, isso não significa que esses objetos celestes devem ser ignorados. Mesmo os mais pequenos podem causar problemas. 

No ano de 2013, um asteroide de 20 metros explodiu sobre Chelyabinsk Oblast, na Rússia. A explosão teve a mesma energia que cerca de 30 explosões de bombas atômicas e partiu janelas, deixou fragmentos espalhados pela região e danificou edifícios. A consequência mais grave da explosão do asteroide foram os efeitos colaterais causados em 1.500 pessoas, que precisaram de cuidados médicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 2
SEÇÕES