Ataque aéreo russo mata 2 crianças e 5 adultos na região de Kiev

A polícia disse que o ataque atingiu a vila de Markhalivka, a cerca de 10 km da periferia sudoeste da capital.

Moradores retiram seus pertences de casa em chamas após ataque à cidade de Irpin, na região de Kiev, na Ucrânia (Foto: Aris Messinis / AFP) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque aéreo russo em uma área residencial rural na região de Kiev matou pelo menos sete pessoas nesta sexta-feira (4), incluindo duas crianças, disse a polícia da capital da Ucrânia em um comunicado.

Moradores retiram seus pertences de casa em chamas após ataque à cidade de Irpin, na região de Kiev, na Ucrânia (Foto: Aris Messinis / AFP)

Leia Mais

Número de civis mortos na Ucrânia sobe para 331, diz ONU

O escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta sexta-feira (4) ter confirmado que 331 civis foram mortos e 675 feridos na Ucrânia desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro, acrescentando que o custo real provavelmente é muito maior. Entre os mortos, 19 são crianças. 

A maioria das vítimas foi morta por armas explosivas como bombardeios de artilharia pesada, sistemas de mísseis e ataques aéreos e de mísseis, de acordo com o escritório, que tem monitores na Ucrânia.

A polícia disse que o ataque atingiu a vila de Markhalivka, a cerca de 10 km da periferia sudoeste da capital.

Em Irpin, nos arredores de Kiev, moradores removerem pertences às pressas de casas que ficaram em chamas após bombardeio. Segundo a ONU, mais de 1,2 milhão de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início do conflito com a Rússia.

Chanceler da Ucrânia acusa soldados russos de estupro

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse nesta sexta-feira (4) que soldados russos cometeram estupro em cidades ucranianas.

Kuleba não deu nenhuma evidência para sua alegação. A Reuters não foi capaz de verificar a acusação de forma independente.

Prédio perto de Kiev, na Ucrânia- Foto: Reprodução: Reuters"Quando bombas caem sobre suas cidades, quando soldados estupram mulheres nas cidades ocupadas --e temos inúmeros casos de, infelizmente, quando soldados russos estupram mulheres em cidades ucranianas-- é difícil, é claro, falar sobre a eficiência do direito internacional", disse Kuleba em um evento na Chatham House em Londres.

"Mas esta é a única ferramenta da civilização que está à nossa disposição para garantir que, eventualmente, todos aqueles que tornaram esta guerra possível sejam levados à Justiça", disse Kuleba, que estava falando em inglês.

Rússia toma a maior usina nuclear da Europa

O ministério de defesa russo declarou que o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia foi uma "provocação monstruosa" de sabotadores da Ucrânia, segundo o porta-voz Igor Konashenkov. Ele disse que a usina nuclear estava operando normalmente e sob controle dos russos desde o dia 28/02.

"Ontem à noite, em um local adjacente à usina, foi feita uma provocação monstruosa pelo regime nacionalista de Kiev", disse o porta-voz . Ele disse que a guarda-nacional russa foi atacada por um grupo ucraniano.

A Ucrânia disse que foram as forças russas que atacaram a usina nuclear na madrugada desta sexta (4), colocando fogo em um prédio de treinamento do lado de fora da usina.

Data, local e hora de nova reunião não serão antecipados

A Ucrânia não antecipará detalhes sobre o momento ou local de qualquer conversa com a Rússia, informou o assessor presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych em um vídeo transmitido nesta sexta-feira (4). Na quinta (3), os negociadores disseram que uma terceira rodada de negociações de cessar-fogo poderia ocorrer no início da próxima semana.

Forças militares da Rússia tomaram controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, informou o Ministério russo de Defesa.

Os ucranianos disseram que os funcionários de operações estão monitorando as condições das unidades de geração de energia, e, agora, busca-se garantir a segurança do local.

O órgão de inspeção da energia nuclear da Ucrânia também afirmou que as forças militares russas ocupam o local onde funciona o complexo.

A Ucrânia afirmou que as forças russas atacaram a usina no começo da sexta-feira. Um prédio de cinco andares que era usado para treinamento foi incendiado.

Incêndio na maior usina nuclear da Europa é apagado

Os serviços de emergência ucranianos confirmaram que um incêndio no prédio de treinamento da usina nuclear de Zaporizhzhya foi finalmente extinto. Não há registro de feridos no ataque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES