Ataque hacker: aplicativo do ConecteSUS deixa de apresentar vacinas

Invasores escreveram que as páginas sofreram um 'ransomware' e que '50 TB de dados foram copiados e excluídos'

Ataque hacker: aplicativo do ConecteSUS deixa de apresentar vacinas | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usuários do ConecteSUS relataram, na manhã desta sexta-feira (10), que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo.

Segundo informações do Portal g1, os relatos começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Imagem do aplicativo do ConectSUS feita por usuário de Santa Catarina às 6h30 desta sexta-feira — Foto: Reprodução 

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.

Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. 

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil.

Gurpo assume ataque

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar.

O portal Conect Sus, do Sistema Único de Saúde (SUS), também foi afetado — Foto: Reprodução


Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais. Mas os sites permaneceram fora do ar.

O Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o ataque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES