Atendimento de urgência começa operar no Litoral Leste

O serviço funcionará 24 horas com cinco bases de operações nos municípios de Aracati, Beberibe

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os munic?pios do litoral leste do Estado podem contar, a partir desta quarta-feira (19/03), in?cio da Semana Santa, com o Servi?o de Atendimento M?vel de Urg?ncia - SAMU. Com sede no Eus?bio, o pronto atendimento estar? disponibilizado tamb?m para os outros 14 munic?pios do litoral leste, atendendo mais 500 mil pessoas da regi?o.

O servi?o funcionar? 24 horas com cinco bases de opera?es nos munic?pios de Aracati, Beberibe, Chorozinho, Horizonte e Pacajus. Com o apoio de ambul?ncias equipadas com UTIs m?veis e 10 ambul?ncias b?sicas, o atendimento aos casos de urg?ncia ser? feito por uma equipe de 40 m?dicos, 20 enfermeiros, 70 auxiliares de enfermagem, 66 socorristas e um farmac?utico.

As principais rodovias de assist?ncia s?o a CE- 040 e a BR-116, vias com grande fluxo de ve?culos. A CE-040 chega a movimentar at? seis mil ve?culos por hora e a BR-116 movimenta 7,2 mil ve?culos por hora.

O SAMU Litoral Leste ? acionado gratuitamente pelo telefone 192 para atender agravos externos, incluindo acidentes de tr?nsito, agress?es, afogamentos, quedas e ainda os casos de emerg?ncias cl?nicas, como infarto e AVC. Outras regi?es e munic?pios tamb?m receber?o os servi?os do SAMU. O Litoral Leste ? o primeiro dos 11 p?los do SAMU que o Governo do Estado e o Minist?rio da Sa?de est?o implantando no Cear?.

Para capacitar os profissionais dos 11 p?los, o SAMU Litoral Leste j? come?a a funcionar com o Centro de Treinamento Dr. Lineu Juc?. O nome ? uma homenagem ao m?dico que fez o primeiro atendimento da ?Assist?ncia Municipal?, instalada em 1937 na Capital. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, Lineu Juc? trabalhou na Santa Casa de Miseric?rdia em Fortaleza e quase todos os hospitais da Capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES