Atividade física faz parte do tratamento da asma, diz especialista

A Asma é uma doença crônica das vias aéreas inferiores. A inflamação leva o doente a apresentar tosse, falta de ar – chamada dispneia – sibilância e desconforto no tórax.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Asma é uma doença crônica das vias aéreas inferiores. A inflamação leva o doente a apresentar tosse, falta de ar – chamada dispneia – sibilância e desconforto no tórax.

Segundo a pneumologista Jyselda Lemos Duarte, médica da Unimed Teresina, esses sintomas são intermitentes, ou seja, aparecem e desaparecem. Além disso, a maior parte das pessoas desenvolvem Asma na infância ou adolescência e, em alguns casos, os sintomas melhoram espontaneamente; em outros, é necessário o uso de alguma medicação.

Teresina é uma cidade muito quente, com alertas para a baixa umidade, especialmente no período conhecido como B-R-Ó-BRÓ, que se aproxima. No entanto, a especialista garante que é possível amenizar os sintomas e até mesmo prevenir a doença com algumas medidas simples:

“O ar seco é muito prejudicial para o aparelho respiratório de qualquer pessoa, em especial para quem tem asma. Naqueles meses conhecidos como B-R-Ó-BRÓ, é interessante que as pessoas tenham cuidado de se hidratar melhor, tomar bastante líquido, melhorar a umidade do ar inspirado. Então, você pode colocar, ou um umidificador, ou uma bacia com água no quarto para dormir”, recomendou.

Atividade física ajuda a curar a Asma

A atividade física faz parte do tratamento do paciente com asma, explica Jyselda. No entanto, para se exercitar, a doença deve estar controlada. “Essa atividade física pode ser o que pessoa gostar mais, não obrigatoriamente natação. Algumas pessoas tem na mente que tem que ser obrigatoriamente natação, mas não. Qualquer atividade física é importante e ajuda no controle da doença”, incentiva a médica.

 O Jabuti e a Asma

O assistente administrativo Matheus Moreira, de 24 anos, teve Asma com 5 anos de idade e conta que seu pai lhe deu um jabuti. “Ele ouviu falar que o jabuti ajudava a curar a doença. Se foi isso, eu não sei, mas depois de algum tempo eu realmente melhorei”, relembra.

Sobre a relação do animal com a cura da doença, a pneumologista Jyselda Duarte esclarece que a Asma pode ser desencadeada por alguns fatores, entre eles, alguns alérgenos que são inalados pelo ser humano e produzem uma reação exagerada do sistema imunológico, causando inflamação. “Então, quando as pessoas querem ter algum animal, nesses casos, a gente orienta que o animal não tenha pelo ou pena, mas o jabuti não cura a Asma. É uma simpatia”.

Fonte: Ascom/ Unimed Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES