Atrativos turísticos do Brasil registram recorde no ano de 2022

Bonito (MS), Pão de Açúcar (RJ) e Cataratas do Iguaçu (PR) estão entre os destinos que impulsionaram o turismo neste ano e bateram seus próprios recordes

Nascente Azul, em Bonito (MS) | Flávio André/MTur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que o turismo brasileiro é recordista em fazer com que os visitantes fiquem apaixonados pelos destinos nacionais isso não é segredo nenhum. Agora, a novidade é saber que esses destinos, além de apaixonantes, carregam consigo alguns recordes de visitação em 2022, mostrando a força da retomada do setor após os impactos da pandemia de Covid-19.

Bonito (MS), por exemplo, fez jus ao nome e recebeu, até novembro de 2022, de acordo com o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), mais de 251 mil visitantes, número que quebrou o recorde de visitação até então registrado no atrativo, em 2016, com 212 mil visitantes. E o saldo positivo de 2022 tende a crescer por conta das folgas e férias de fim de ano, atraindo ainda mais turistas para conhecer a belíssima natureza da região.

Nascente Azul, em Mato Grosso (Flávio André/MTur Destinos)O mês onze da folhinha do calendário também trouxe resultados significativos para o Parque Nacional do Iguaçu (PR), que registrou a melhor visitação em feriado prolongado de 2022. Apenas entre os dias 12 e 15 de novembro foram mais de 33,1 mil visitantes adentrando o Parque. Em novembro de 2019, período anterior à pandemia e melhor ano de visitação, o local recebeu 196.685 visitantes. No comparativo com novembro 2022, com 159.754 pessoas, o atrativo recuperou 81% da visitação.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2022, a Unidade de Conservação recebeu 1.274.458 visitantes. A recuperação do movimento foi de 70%, comparando com 2019, ano em que 1.816.684 pessoas estiveram no parque no mesmo período. Além disso, o atrativo sede das Cataratas do Iguaçu foi visitado por 100 nacionalidades diferentes.

Em outubro deste ano, outro gigante do setor também bateu um recorde. Trata-se do Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ), que alcançou a marca de 1 milhão de visitantes desde a sua reabertura, em agosto de 2020. O Parque Bondinho Pão de Açúcar é considerado cartão-postal do Rio de Janeiro, sendo formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar que, interligados por um teleférico, o bondinho, permitem experiências turísticas em uma altura de até 396 metros acima do nível do mar.

NÚMEROS DE 2021 

A recuperação do turismo após o ápice da crise sanitária de Covid-19, em 2020, também teve reflexos no ano passado e alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação, conforme números consolidados e divulgados neste ano. É o caso do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, que recebeu mais de 55 mil visitantes em 2021, o maior número desde 2014.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada no litoral sul de Santa Catarina, também foi um dos recordistas em 2021, alcançando o topo do ranking de visitação das Unidades de Conservação (UCs) do país. Foram 7.042 milhões de visitantes. O número corresponde a 42% da demanda total de visitação de todas as UCs do Brasil.

Além de obter recordes em 2022, Bonito (MS) também apresentou resultados expressivos no ano passado, quando a cidade registrou mais de 205 mil visitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES