Atrativos turísticos do Cerrado são opções para aproveitar o Carnaval

Atividades propõem ao turista conexão com a natureza, prática de esportes radicais e diversão segura

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (GO) | Augusto Miranda / MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (GO). Crédito: Augusto Miranda/MTur

Após o cancelamento das tradicionais festas de Carnaval pelo país devido à pandemia do novo coronavírus, alguns destinos nacionais próximos a grandes centros urbanos se tornaram opções seguras para quem poderá curtir os dias de folga do período em 2021. A Rota do Cerrado, localizada em Brasília (DF) e região, é uma delas. O destino oferece diversos atrativos turísticos, que envolvem a prática de ecoturismo, turismo de aventura e rural, além das belezas naturais que só o Cerrado brasileiro proporciona.

Partindo da capital federal, o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma boa escolha para quem deseja se aventurar, em família ou com amigos, em trilhas de pequena e média dificuldade ou aproveitar as águas cristalinas formadas pelas nascentes e poços naturais que surgem às margens do Córrego Acampamento. A natureza do local também é um show à parte. Repleta de vários tipos de vegetação e de uma diversificada fauna, a unidade de conservação abriga espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira e a jaguatirica.

Ainda dentro do “Quadradinho” do DF, os praticantes de Mountain Bike têm à disposição, na Floresta Nacional de Brasília, a maior trilha sinalizada para a prática do esporte em unidade de conservação do país. Ao todo, são 136 km de percursos contínuos e sinalizados. Os visitantes também podem conferir a Chapada Imperial, que acumula prêmios e indicações como modelo de desenvolvimento sustentável em propriedade particular. A localidade, a 50 km do centro de Brasília, abriga 30 cachoeiras e um museu eco-histórico, além de permitir a prática de arvorismo e outras atividades que agradam os apaixonados por natureza.

Falando em cachoeira, não podemos deixar de falar do já tradicional Salto do Corumbá. A cerca de 118 km da capital da República, o parque conta com 7 cachoeiras, camping, pousada, restaurantes, parque aquático e atividades radicais em meio à natureza. Um pouco mais perto, a 60 km de Brasília, há a cachoeira do Salto do Itiquira, em Formosa (GO). São 168 metros de queda d’água, além de trilhas e lindos mirantes. A Cachoeira da Água Fria, o Buraco das Araras e o Buraco das Andorinhas também são atrativos que valem a pena conferir.

As conhecidas cidades de Pirenópolis e Alto Paraíso, em Goiás, também são boas opções para quem quer se conectar com a natureza por mais dias ou até em um bate-volta. Os destinos são alguns dos mais buscados pelos turistas que curtem um pouco de história e misticismo. A primeira é repleta de casarões coloniais e charmosas pousadas. Já a segunda apresenta referências aos cristais que tomam conta da região, além das imagens de extraterrestres, tão famosos por lá. Ela também abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

A cidade histórica de Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros são ótimas opções de bate-volta no Centro-Oeste. Crédito: Augusto Miranda/MTur

VIAGEM RESPONSÁVEL - O Ministério do Turismo lançou no ano passado um protocolo para turistas que planejam viajar neste período de pandemia. Entre as recomendações, o uso de máscara em todos os ambientes públicos e/ou compartilhados, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel 70% sempre que tocar qualquer superfície potencialmente contaminada e desinfetar com frequência objetos de uso pessoal. Além disso, evite aglomerações, não viaje se estiver doente e escolha hotéis e estabelecimentos que priorizem segurança e bem-estar, como os que aderiram ao Selo Turismo Responsável do MTur, e observe se o local cumpre as recomendações. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES