Audiência pública discute passe livre para idosos

Audiência pública discute passe livre para idosos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piau?, atrav?s da Secretaria de Assist?ncia Social e Cidadania (Sasc), desenvolve a?es de pol?ticas p?blicas voltadas para os idosos atrav?s de uma rede de prote??o a este setor, como a Delegacia do Idoso, Conselho Estadual e passe livre, por exemplo.

De acordo com a gerente de Promo??o dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Luciana Evangelista, ? importante que os idosos e seus familiares fiquem atentos aos assuntos relacionados aos idosos, como o passe livre. ?Com essa id?ia, est? agendada para o pr?ximo dia 30, ?s 15 horas, no Plenarinho da Assembl?ia Legislativa do Piau? (Alepi), uma audi?ncia p?blica para tratar sobre o passe livre intermunicipal para a pessoa idosa?. Para tanto, est?o sendo convidados para participar dessa discuss?o, idosos, empres?rios de ?nibus intermunicipais, representantes da Sasc e demais interessados.

Ela refor?a a necessidade do passe livre intermunicipal, vez que j? existe, no munic?pio de Teresina, a lei que garante a gratuidade de passagem aos cidad?os com idade superior a 60 anos, que ? o passe livre urbano emitido pela Prefeitura, atrav?s da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assist?ncia Social (Semtcas). H? ainda, o passe livre federal em transportes interestaduais, que garante ?s pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e com renda de at? dois sal?rios m?nimos a gratuidade no transporte de um Estado a outro.

De acordo com Luciana Evangelista, no que se refere ao cumprimento dessa lei federal, ? preciso que os interessados adquiram no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) um extrato de rendimento, j? que tem o teto de at? dois sal?rios m?nimos, e que de posse desse documento e de uma c?pia da carteira de identidade, dirija-se ? pr?pria ag?ncia da empresa de viagem no Terminal Rodovi?rio Luc?dio Portella com, pelo menos, tr?s dias de anteced?ncia da data que se deseja viajar para conseguir o benef?cio.

A lei fala em at? tr?s horas de anteced?ncia, mas para dar mais garantia do benef?cio ? ideal checar antecipadamente. Se n?o conseguir a gratuidade total, caso j? tenha ultrapassado a quantidade que s?o de duas cadeiras em cada viagem destinadas aos idosos, h? a garantia de pelo menos 50 % do valor a ser pago.

No que se refere ao cumprimento do que determina o Estatuto do Idoso, ela diz que ? preciso, ainda, que as pessoas exijam a sua aplicabilidade. ?A lei existe e est? valendo?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES