Audiência pública vai discutir concurso dos cartório na Câmara

A proposição da audiência foi feita pela vereadora Graça Amorim

O Concurso para Atividade Notarial e de Registro, o conhecido concursos dos cartórios, será tema de discussão em uma audiência pública proposta pela vereadora Graça Amorim (PMB) na Câmara Municipal de Teresina. Será na próxima segunda-feira (20), às 9 horas.

O concurso se estende desde 2013 e a sua conclusão, conforme a vereadora, é importante para melhorar o serviço cartorário em Teresina. "Todas as pessoas que precisam de serviços notariais sofre com as longas filas e o tempo de espera devido o número reduzido de cartórios. Ampliar este serviço é mais do que urgente", destaca Graça Amorim.

A proposição da audiência foi feita pela vereadora Graça Amorim
A proposição da audiência foi feita pela vereadora Graça Amorim

A possibilidade de anulação do concurso é outra preocupação da vereadora, tendo em vista que essa possibilidade chegou a ser aventada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Erivan Lopes.

"A sociedade precisa discutir esse tema e faremos isso nesta audiência pública, onde convidaremos as autoridades envolvidas, interessadas no assunto e a sociedade como um todo, já que é a mais atingida pelo péssimo serviço prestado hoje pelos cartórios de Teresina", diz.

Foram convidados a participar: o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Erivan José da Silva Lopes; o Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; o Coordenador da Comissão de Concurso para Cartórios, o Desembargador Fernando Carvalho Mendes, o Vice-Presidente da Comissão de Defesa e Valorização do Concurso Público da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí; Pablo Edirmando Santos Normando, o Presidente da Comissão de Direito Registral e Notarial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira; a Coordenadora Geral do PROCON no Estado do Piauí; a Promotora de Justiça Luísa Cynobellina Assunção Lacerda Andrade; o Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do Piauí, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, além da sociedade civil como um todo. 

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com