Audiências de custódia mantêm 84% das prisões no 1º trimestre de 2022

De janeiro a março, foram registradas 149 prisões por esses crimes no Piauí. Dessas, 125 foram mantidas e os acusados seguem presos

Audiências de custódia mantêm 84% das prisões no 1º trimestre de 2022 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Tribunal de Justiça do Piauí apontam que as audiências de custódia realizadas no primeiro trimestre de 2022 mantiveram 84% das prisões relacionadas aos crimes de roubo, assaltos e homicídios. De janeiro a março, foram registradas 149 prisões por esses crimes no Piauí. Dessas, 125 foram mantidas e os acusados seguem no sistema prisional do Estado.

Durante todo o ano de 2021, foram realizadas 279 prisões por roubo, assaltos e homicídios. Após a audiência de custódia, foram mantidas 192, o que perfaz um percentual de 69%.

 Audiências de custódia mantêm 84% das prisões no 1º trimestre de 2022 - Foto/Ascom

“A audiência de custódia visa garantir que o acusado por um crime, após sua prisão, seja ouvido por um juiz, que avaliará possíveis ilegalidades ocorridas durante o procedimento da prisão. Na audiência de custódia, o juiz deverá decidir entre o relaxamento da prisão ilegal, a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva ou a concessão de liberdade provisória, com ou sem fiança, até o julgamento definitivo do processo e adotará, se for o caso, as medidas cautelares cabíveis”, explica o juiz Valdemir Ferreira, coordenador da Central de Inquéritos de Teresina.

Os dados foram sistematizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação-STIC, a partir das datas de distribuição e movimentação dos processos relacionados a prisões por roubos, assaltos e homicídios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES