Autistas e acompanhantes têm direito a atendimento preferencial

Lei Municipal foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho em agosto de 2017

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A servidora pública Maria José dos Santos Araújo está atenta a tudo que se trata da condição do filho, o pequeno David Guilherme, de oito anos e portador de autismo leve e hiperatividade. Há cerca de um ano e meio, através da Associação Amigos dos Autistas do Piauí (AMA Pi), ela tomou conhecimento da Lei Municipal nº 5061, que dá direito a atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados às pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes.

A Lei determina ainda que os estabelecimentos insiram nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do espectro autista: o laço colorido. Normalmente, há apenas indicação para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Informação é tudo. Devemos estar sempre atentos às novidades que surgem quando se trata dos direitos dos nossos filhos. Já passamos diariamente por várias dificuldades, então o que vier para aliviar nossa situação é bem-vindo. Prioridade é para quem precisa e temos que fazer valer nossos direitos”, destaca.

Para Samuel Silveira, gestor da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), a inclusão do selo nas placas de prioridades é muito importante no processo de construção de uma sociedade inclusiva. “Muitas vezes o autismo passou despercebido e precisa da atenção de todos”.

De acordo com Rosália Sousa Oliveira, presidente da Associação Amigos dos Autistas do Piauí, essa Lei é de grande importância, pois muitas famílias sentem dificuldades ao sair de casa com seus filhos. “Nos graus mais avançados, o portador do autismo fica muito intolerante a barulhos e odores, além de outras dificuldades sensoriais. Então é muito ruim enfrentar filas e longas esperas em qualquer estabelecimento, pois eles tendem a ficar agitados, nervosos e, em alguns casos, até agressivos”, explica.

Rosália também relata que muitas mães estão sendo beneficiadas com a Lei. “Isso é uma alegria e um conforto para nós, que já passamos por tantas dificuldades. É preciso sempre ter respeito e empatia pelas limitações dos outros”, afirma.

A Lei nº 5061 é de autoria dos vereadores Edilberto Borges e Gustavo Gaioso e foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho em agosto de 2017, sendo válida para supermercados, shoppings, bancos, lojas e estabelecimentos similares, dentre outros, além de órgãos públicos municipais.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES