Autópsia aponta que George Floyd morreu por asfixia nos EUA

Ex-segurança negro morreu após ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial. Morte gerou protestos que se espalharam pelos EUA e outras cidades no mundo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autópsia independente pedida pela família de George Floyd mostrou que o ex-segurança morreu por asfixia após ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos, informou a agência Associated Press nesta segunda-feira (1º).

Segundo advogados da família Floyd, o exame apontou que a compressão do joelho policial sobre o pescoço cortou o fluxo de sangue para o cérebro do ex-segurança. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração.

Imagens gravadas da ação policial mostraram Floyd, já algemado, dizendo que não conseguia respirar. A frase "I can't breath" ("Eu não consigo respirar") tornou-se um dos símbolos das manifestações que se espalharam pelos EUA e pelo mundo.

Segundo a acusação contra o policial Derek Chauvin, acusado pelo homicídio de Floyd, ele manteve seu joelho sobre o pescoço do ex-segurança durante os 8 minutos e 46 segundos, sendo que nos últimos 2 minutos e 53 segundos o homem já estava inconsciente. Chauvin está preso desde sexta-feira.

Ainda de acordo com a acusação contra o policial, Floyd sofria de doença arterial coronariana e doença cardíaca hipertensiva.

Divergências

O resultado diverge da autopsia oficial, que, pelo resultado preliminar, não encontrou vestígios de estrangulamento. Esse primeiro exame investiga se Floyd tinha substâncias tóxicas no corpo que poderiam contribuir para a morte, mas o resultado não ficou pronto.

Em outra divergência, a autópsia pedida pela família indica que Floyd morreu asfixiado no local onde houve a abordagem policial. Já o exame oficial diz que o ex-segurança morreu no hospital.

Homenagens e protestos

Os resultados da autópsia independente foram divulgados no mesmo dia em que o irmão de George Floyd liderou um ato em homenagem ao ex-segurança no mesmo local onde ocorreu a morte há uma semana, em Minneapolis.

Na manifestação, Terence Floyd pediu continuidade dos protestos — mas que ocorressem de maneira pacífica, em homenagem a George. Ele também estimulou os manifestantes a participarem ativamente da política e votarem nas eleições.

"Informem-se, não esperem que nos digam quem é quem. Informem-se e saibam em quem estão votando", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES