Auxílio Brasil começa com longas filas em agências da Caixa no Piauí; vídeo

De acordo com governo federal, cerca de 460 mil famílias piauienses atualmente têm direito de receber o Auxílio Brasil.

Caixa | Caixa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal começou a pagar nesta quarta-feira (17) o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família. No Piauí, agências da Caixa Econômica Federal registraram longas filas durante a manhã.

A agência localizada na Avenida José dos Santos Costa e e Silva, no Centro de Teresina, a população enfrentou uma longa fila e aglomeração para tirar dúvidas sobre novo programa. Josefa Bezerra, desempregada, saiu às 6h40 de casa para regularizar o cartão e saber sobre as datas do auxílio. Devido à dificuldade para conseguir um ônibus, a mulher chegou à agência por volta das 8h15.

 "Meu cartão está com problemas e eu não sei como resolver e nem como fazer para receber o auxílio, preciso ficar vindo aqui para pedir ajuda ao pessoal da Caixa. Saí cedo e sem hora para chegar em casa, muito sofrimento", disse.

No local, alguns pais com crianças de colo foram em busca de cadeiras para suportar o tempo de espera. Com a fila ultrapassando o espaço da agência, parte das pessoas ficou em meio ao sol escaldante. "Não teve jeito, essa era agência mais perto e a gente não tem condição de ir em busca de agências vazias. Eu vim só saber como eu faço para receber esse auxílio ou se vou perder o meu, o Bolsa Família", contou o pedreiro Vanderlei Mourão.

Duas agências da cidade Picos, distante a 314 km de Teresina, também registraram grande movimentação de pessoas. A mesma situação foi vista em pelo menos 3 agências em Bom Jesus, distante 632 km ao Sul de Teresina.

De acordo com governo federal, cerca de 460 mil famílias piauienses atualmente têm direito de receber o Auxílio Brasil. Além disso, mais 55 mil podem ser beneficiadas após inclusão no CadÚnico. Em Teresina, são 73 mil famílias aptas a receber. Este foi o primeiro dia de pagamentos do Auxílio Brasil em todo o país.

O governo reajustou o valor médio do benefício pago em 17,84%, para R$ 217,18. Nesta etapa, o pagamento é para beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) com final "um". O calendário do primeiro mês vai até o dia 30 de novembro e beneficiará 14,6 milhões de pessoas que já faziam parte do antigo programa, sem a necessidade de realizar recadastramento, com valor médio de R$ 217,18 mensais.  

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES