Aventure-se: projeto estimula o turismo de natureza em cidades do Piauí

Nesta primeira edição serão apresentadas as potencialidades dos municípios de Castelo do Piauí, Cajueiro da Praia e Ilha Grande

turismo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É um projeto patrocinado pela secretaria de turismo do estado do Piauí, no qual visa fomentar o turismo de natureza juntamente com o turismo de base comunitária, através de diagnósticos ambientais e análise das potencialidades locais, promovendo a vivência de atividades turística e imersão em ambientes naturais. 

O projeto expõe as experiências não padronizadas e não massificadas, com atuação direta da comunidade em sua operação e manejo, trazendo como objetivo central a promoção da sustentabilidade socioambiental e econômica, sendo essa uma condicionante para o desenvolvimento e longevidade da atividade.

Aventure-se: projeto estimula o turismo de natureza em cidades do Piauí Foto: Chico Rasta 

Nesta primeira edição serão apresentadas as potencialidades dos municípios de Castelo do Piauí, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, as potencialidades locais serão apresentadas de modo chamar a atenção do telespectador e motiva-lo a aventurar-se, dentre elas podemos citar: Observação de animais silvestres; Avistamento de aves; Cicloturismo; Geoturismo; Canionismo; Astroturismo; Mergulho; Flutuação e diversas outras atividades de imersão em ambientes naturais.

Avistamento em atividade noturna – Pedra do Castelo Foto: Chico Rasta 

Pode-se elencar algumas condições propícias dos municípios citados:

•    O Município de Castelo do Piauí e seu entorno têm grande vocação para o turismo de natureza, pois possuí um universo de biodiversidade e ecossistemas, podendo-se encontrar espécies da fauna, flora e formações geofísicas típicas do Bioma Caatinga e do Bioma Cerrado. Um conjunto com grande potencial de exploração turística, especialmente se associado a toda a estrutura de unidades de conservação já existente na região. Sua diversidade geomorfológica como a Pedra do Castelo e o Pico dos Andrés cria um ambiente bastante propício para práticas de geoturismo, canionismo e observação da vida silvestre. Vale ressaltar que o município é a porta de entrada para o Cânion do Poti, onde a união dos atributos naturais geologia e recursos hídricos, propiciaram ao município o aparecimento de diversas cachoeiras como por exemplo a Cachoeira da Brasília e a Cachoeira das Arraias.

Fim da trilha de cicloturismo próximo a Cachoeira da Brasília Foto: Chico Rasta 

•    O município Cajueiro da Praia e seu entorno possuem um conjunto de atributos naturais com grande potencial de exploração turística, especialmente se associado a toda a estrutura de divulgação turística conectada à Rota das Emoções e unidades de conservação já existente na região. Dentre esses atributos podemos citar o Estuário do Rio Timonha/Ubatuba e a Ilha Grande, nos quais favorecem a prática de trilhas, flutuação em rio, pescaria esportiva, avistamento de animais silvestres e aves migratórias; passeio no interior do estuário, observação do peixe-boi marinho, cavalo marinho e tartarugas.

Cachoeira da Brasília Foto: Thomas Coelho

•    O município de Ilha Grande e seu entorno têm grande vocação para o turismo de natureza, tanto por suas peculiaridades geomabientais (Por ex. as dunas do Morro Branco e suas lagoas e o Igarapé dos Periquitos), como por uma vasta área de ambientes naturais preservados com grande potencial para a realização de trilhas, navegação não motorizada, atividades ao ar-livre e por uma rica biodiversidade, em especial pela presença do guariba-da-caatinga (Alouatta ululata) e os ambientes estuarinos, como os manguezais. Estes elementos têm grande potencial para gerar bem-estar na população local e nos visitantes, gerar emprego e renda na região e trazer divisas para o município.

Piscina Natural Cânion do Esporão, Rio São Miguel Foto: Chico Rasta



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES