Avião da FAB com brasileiros que fugiram da Ucrânia chega a Brasília

Segundo a FAB, vieram para o Recife 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano.

Avião da FAB com brasileiros que fugiram da guerra chega a Brasília | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na base aérea de Brasília, nesta quinta-feira (10), e trouxe brasileiros e estrangeiros refugiados da Ucrânia. O avião saiu da capital na segunda-feira (6) e levou 11,6 toneladas de ajuda humanitária ao país europeu, que sofre invasão russa

Os refugiados estavam em Varsóvia, na Polônia, de onde o KC-390 saiu, nesta quarta-feira (9). De acordo com o governo, o avião trouxe 68 pessoas, sendo 14 crianças, e 10 animais

 Avião da FAB com brasileiros que fugiram da Ucrânia chega a Brasíla (Imagem: Eduardo Militão/UOL)

Entre os passageiros estavam:

  • 43 brasileiros
  • 19 ucranianos
  • cinco argentinos
  • um colombiano
  • oito cachorros e dois gatos

O presidente Jair Bolsonaro (PL), compareceu à base para recepcionar o grupo, acompanhado de ministros do governo. De acordo com o governo, os passageiros do voo que desembarcou na capital precisarão fazer testes para detecção da Covid-19.

Leia Mais

 Avião da FAB com brasileiros que fugiram da Ucrânia chega a Recife

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegou ao Recife às 6h42 desta quinta-feira (10). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9) e, depois da parada na capital pernambucana, seguiu para Brasília, decolando às 9h35.

Além dessa aeronave, chegou também a Pernambuco um avião Legacy, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. Eles pousaram na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.

Avião da FAB chega ao Recife com brasileiros e estrangeiros— Foto: Reprodução/g1

A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.

O KC-390 e o Legacy, depois de deixarem a Polônia, fizeram escalas em Lisboa e Cabo Verde. Essa segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transportar a grávida e as famílias com crianças por ser mais confortável, mas a maior parte dos repatriados veio no cargueiro.

A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.

Avião da FAB que foi buscar brasileiros que fugira da Ucrânia chegou ao Recife nesta quinta-feira (10) — Foto: Reprodução/WhatsApp

O KC-390 Millennium é mesma aeronave passou pela capital pernambucana na ida para a Europa, em uma parada estratégica. Além de resgatar brasileiros, a missão incluiu o transporte de ajuda humanitária para a Ucrânia.

No KC-390, foram levadas à Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos.

Confira a carga:

- 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);

- 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

- 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

- 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES