Avião militar cai na Ucrânia e deixa 22 mortos

Duas pessoas ficaram feridas e outras três estão desaparecidas; causa do acidente ainda não foi determinada

Queda de avião na Ucrânia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinte e duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas na queda de um avião militar na noite desta sexta-feira, 25, no leste da Ucrânia, anunciou o Ministério do Interior do país. O avião, que caiu perto de Jarkiv, transportava principalmente cadetes de uma escola militar.

Nas imagens divulgadas pelas autoridades nas redes sociais, o avião aparece destruído por chamas. Bombeiros jogavam água no que restava dele. Duas pessoas ficaram feridas e outras três estão desaparecidas, de acordo com o último balanço do serviço de emergência estadual.

Autoridades buscam dois desaparecidos; causa do acidente ainda não foi determinada (Imagem: State Emergency Service)

Um balanço anterior mostrava 22 mortos, dois feridos e quatro desaparecidos de um total de 28 pessoas a bordo, mas depois descobriu-se que um aluno, inicialmente incluído entre os passageiros desaparecidos, não havia embarcado no avião.

"O estudante Oleksander Jarchenko não foi admitido neste voo de última hora", declarou a Força Aérea, especificando que o avião transportava sete tripulantes e 20 cadetes. Os feridos estão em estado "crítico", disse o governador regional Oleksi Kucher no Facebook.“Terrível tragédia”, lamentou no Facebook o presidente Volodomir Zelenski, que anunciou que viajará ao local no sábado.

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, transmitiu suas condolências no Twitter às famílias e amigos de "aqueles que perderam suas vidas". O presidente Zelenski ordenou "a criação urgente de uma comissão governamental para esclarecer as circunstâncias e as causas" da catástrofe. A promotoria anunciou em um comunicado que havia aberto uma investigação por "violação das regras de voo".

O avião de transporte militar Antonov An-26 caiu ao pousar por volta das 20h50, no horário local, a dois quilômetros do aeroporto militar de Chuguev, segundo o serviço de emergência estadual.

A cidade está localizada a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Kharkiv e cem quilômetros a oeste da linha de frente que separa os territórios sob o controle do governo ucraniano daqueles sob o controle dos separatistas pró-russos. "De acordo com informações preliminares, foi um voo de treinamento", disse a presidência ucraniana em um comunicado. Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia em voos de treinamento. /AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES