Bacia do Parnaíba acende sinal amarelo com chuvas

Região mais crítica é em Luzilândia, banhada pelo Rio Longá

Rio Poti. | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O volume da Bacia do Parnaíba, que abrange a maior parte dos municípios do Piauí, está em estado de alerta por conta das altas precipitações. A região com maior volume de águas é na região do município de Luzilândia, banhado pelas águas do Rio Longá, no Norte do Estado.

Indicador de volume. Crédito: Raíssa Morais.As informações são do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). “As chuvas vão continuar. O Piauí está dentro da normalidade. Abril vamos ter a continuidade das chuvas, principalmente no Centro-Norte do Estado. Abril é o segundo mês que mais chove. Em Teresina vai chover mais de 200 mm, dentro da média da cidade”, explica Werton Costa, professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A maior preocupação é quanto às cabeceiras dos rios. As chuvas concentradas no Norte do Piauí devem abastecer as ribanceiras, que vão alimentar os mananciais ao longo de toda a extensão da região. Municípios próximos aos rios, e que possuem comunidades ribeirinhas, devem ficar em alerta em caso de temporais.

Rio Poti. Crédito: Raíssa Morais.“O ideal é ficar atento às cabeceiras do Rio Poti e Longá. Está chovendo nas cabeceiras desses rios. Teresina é impactada pelo Rio Poti, porque é a cidade mais baixa do vale do Poti. No Vale do Longá tem Luzilândia, Batalha, Porto, Esperantina, Barras e municípios circunvizinhos, que apresentaram volumes elevados d’água em março e devem manter esse perfil de normalidade em abril”, acrescenta Werton Costa.

Rio Parnaíba. Crédito: Raíssa Morais.

No entanto, as chuvas de abril não serão tão intensas como as chuvas de março. “Vai chover bem, mas não tanto quanto março. Exceto a primeira quinzena do mês que é bem concentrada de chuvas, mas depois vai ficando mais esparso. O mês de março foi atípico, acima da média para o Norte. Em abril deve ficar dentro da normalidade. Em Teresina vai chover ao longo da semana”, finaliza o professor de climatologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES