Bactérias atacam melancias no Piauí

Bactérias atacam melancias no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

T?cnicos do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater), que atuam nos munic?pios de Pimenteiras, Canto do Buriti, Barro Duro, Monsenhor Gil, Jos? de Freitas, Piripiri, Barras, Elesb?o Veloso, Passagem Franca e Teresina, j? est?o sendo orientados para ajudar os produtores de melancia contra a ?Podrid?o Aquosa da Melancia?, doen?a que ? causada pela bact?ria Acidovorax Avenae Subsp.Citrulli.

O Eng?. Agr? Jaime Ferreira dos Santos, do setor de Agricultura do Emater, disse hoje (11) que na semana passada foi identificado um foco na cidade de Pimenteiras, aonde, em alguns casos, a doen?a chegou a atacar cerca de 70% da produ??o e j? se alastrou por outros munic?pios. ?Esta doen?a n?o tem controle curativo. A orienta??o t?cnica prev? a erradica??o do plantio e deixar a ?rea em repouso por cerca de 4 a 5 anos. Pode-se ainda fazer uma rota??o de culturas ou buscar a conviv?ncia, atrav?s de um controle preventivo, utilizando-se produtos a base de fungicidas, bactericidas e antibi?ticos?, explica Jaime.

Jaime disse que a transmiss?o da doen?a acontece atrav?s de sementes contaminadas e que o ataque da bact?ria come?a na flora??o da planta. A manifesta??o s? se efetiva quando o fruto j? est? na fase de pr?-matura??o ou pr?-colheita. ?Aparece uma mancha ?amarronzada? e em tr?s dias se alastra da casca at? a poupa da fruta. A melancia fica sem nenhum valor comercial?, afirma o Agr?nomo.

Sementes sem qualidade - De acordo com Jaime Ferreira esta doen?a tamb?m j? foi detectada nos vizinhos estados do Cear? e Rio Grande do Norte e ataca a fam?lia das ?Cucurbut?ceas?, da qual fazem parte a melancia, mel?o, ab?bora, jerimum, pepino, maxixe e o chuchu. ?Muitos produtores utilizam as sementes de outras plantas para novos plantios. ? preciso mais rigor na hora de comprar sementes de boa qualidade?, explica Jaime.

Identifica??o - Jaime Ferreira disse ainda que h? oito anos o Emater identificou os primeiros sintomas da doen?a no munic?pio de Pimenteiras, quando foram feito testes no laborat?rio da Embrapa ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria para identifica??o da doen?a. Em 2006 foram identificados mais casos no munic?pio de Canto do Buriti. Atualmente a doen?a vem se alastrando nos demais munic?pios do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES