Retorno de energia segue gradualmente em bairros de Teresina

As equipes da Concessionária da Equatorial continuam com trabalho intenso para restabeler a energia em parte da cidade de Teresina

Bairros seguem sem energia e Equatorial registra queda de 280 árvores | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes da Equatorial Piauí e do Corpo de Bombeiros continuam com trabalho intenso para restabeler a energia em parte da cidade de Teresina. Bairros da Zona Leste estão a quase dois dias sem fornecimento. A Concessionária imitu nota na tarde deste sábado (2) afirmando que o restabelecimento do serviço segue gradualmente. 

A Equatorial já contabiliza cerca de 280 árvores que caíram após o temporal ocorrido na noite do último dia 31 de dezembro. "Corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. A quase totalidade das árvores são situadas em terrenos particulares", mostra a nota.

Às 17h 42 da tarde deste sábado (2) a energia já está voltando gradualmete ao bairro de Fátima, mas moradores de outros bairros localizados na zona Norte e na zona Leste ainda permanecem sem o fornecimento de energia elétrica.

"Finalmente, após  45 horas, a energia elétrica é  restabelecida em nosso bairro.   Não  é  fácil  ficar de quinta a sábado sem energia elétrica. Eu, tive que sair de casa, literalmente.  Nossa bairro agradece a todos que tentaram nos ajudar, conta Sônia Feitosa, residente no bairro de Fatima, na zona Leste.

Conforme a empresa, as equipes de atendimento emergencial seguem atuando em campo com mais de 82 carros e quase 300 colaboradores com o objetivo de restituir a recuperação da fiação elétrica em tempo integral. "Trabalho está focado na recuperação do sistema após severos danos causados a rede elétrica", completa a nota.

Devido aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiram Teresina na noite da última quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora. 

Leia a nota na íntegra

A Equatorial Piauí esclarece que está atuando com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para restabelecimento do fornecimento de energia para os clientes atingidos pelas ocorrências devido às chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas ocorridos no dia 31 de dezembro em Teresina. No momento, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências. 

Todo o trabalho da distribuidora está focado na recuperação do sistema após os severos danos causados à rede elétrica de distribuição por motivos externos e causas não associadas às condições de operação e manutenção do sistema.

Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. A quase totalidade das árvores são situadas em terrenos particulares. A Equatorial reforça a necessidade do cuidado com a manutenção, plantio de espécies adequadas e em local seguro, distante da rede elétrica. Nesses casos, a poda regular, antes que a árvore se aproxime da rede deve ser realizada pelo responsável pelo imóvel.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento. Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação há a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

Considerando o cenário e para viabilizar o restabelecimento da energia no menor tempo possível nas áreas ainda afetadas, a Equatorial Piauí solicitou apoio da Prefeitura de Teresina e Corpo de Bombeiros para suporte na remoção de árvores de grande porte que obstruem vias ou dificultam o trabalho dos técnicos da distribuidora em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e norte, onde foram verificadas as situações mais críticas.

O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de descargas atmosféricas e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoor, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial reafirma o compromisso de continuar com toda a sua estrutura dedicada até que o fornecimento seja plenamente restabelecido para todos os seus clientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES