Baixas temperaturas e fortes ventos em Teresina repercutem na web

Nos últimos dias os teresinenses têm percebido baixas temperaturas e rajadas de ventos mais fortes, especialmente nas primeiras horas da manhã

Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Teresina, o clima geralmente é quente com céu encoberto; a estação seca é escaldante e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 24°C a 37 °C e raramente é inferior a 21 °C ou superior a 40°C. Contudo, nos últimos dias os teresinenses têm percebido baixas temperaturas e rajadas de ventos mais fortes, especialmente nas primeiras horas da manhã. De acordo com o climatologista Werton Costa, em entrevista ao meionorte.com, essa condição de vento é típica da estação no Piauí e ocorre assim que termina o período chuvoso.

"A condição térmica registrada neste mês de julho no estado do Piauí é estacional, ela é típica do período. Nós temos uma condição do ar atmosférico bem diferente dos meses anteriores.  A primeira que vamos computar é o fato de que os sistemas que transportam a umidade do oceano Atlântico para o interior do Nordeste não estão em atuação, eles estão distanciados, então isso reduz a quantidade de água em suspensão no ar. A água tem um papel importante na regulação térmica, porque ela é capaz de absorver a radiação solar, conservar essa radiação e produzir uma sensação térmica muito especifica. Quando os padrões de umidade diminuem há uma tendência muito grande da chamada radiação solar que incide sobre o nosso solo durante o dia retornar rapidamente durante a noite. Essa perda radioativa é que faz com que as madrugadas e manhãs sejam agradáveis durante o mês de junho e julho. Como aqui na faixa equatorial, no Piauí, faixa mais Norte do Nordeste, nós não temos o inverno caracterizado porque a quantidade de sol que recebemos é muito abundante, porém para compensar nós temos a baixa umidade. Essa relação entre a baixa umidade e a quantidade de insolação diurna, faz com que durante as madrugadas e manhãs a gente possa perceber  temperaturas mais baixas que devem continuar até as primeiras semanas de agosto", esclareceu.

Internautas repercutem baixas temperaturas nas manhãs de Teresina - Foto: Reprodução/Twitter

Na rede social Twitter, muitos usuários estão repercutindo as temperaturas mais amenas na média dos 24º e os fortes ventos nas manhãs da capital piauiense. "Teresina ta frio esses dias ou eu to ficando doido?", perguntou um usuario. "Eu to doente ou hoje ta fazendo frio em Teresina?", questiounou outro. 

"Passando frio nas manhãs de Teresina, nem parece que daqui uns dias vai tá tudo em ponto de pegar fogo", publicou outra usuária fazendo referência ao início do período conhecido como BR-O-BRÓ, que começa em setembro e vai até dezembro, representando a época mais quente do ano no Piauí, com temperatura  em torno dos 40°C em quase todos os dias e na maioria das regiões do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES