Balão do Projeto Loon cai pela 2ª vez na região de Campo Maior

Se pensava que uma aeronave tinha caído no local.

No final da tarde de quarta-feira (05) se espalhou nas redes sociais uma informação dando conta de que uma aeronave teria caído no município de São João da Serra, na região de Campo Maior e que estaria carregado de dinheiro. A polícia foi acionada e ao chegar ao local constatou que na verdade tratava-se de um balão do Projeto Loon.

O equipamento caiu na comunidade Santa Rosa, a cerca de 15 km da zona urbana. Segundo o prefeito de São João da Serra, Ananias André, o local onde o balão caiu fica na divisa com a cidade de Novo Santo Antônio e quem teria avistado o momento da queda teria sido a vereadora Toinha Cruz, de Novo Santo Antônio.

Este é o segundo balão do Projeto Loon que cai na região de Campo Maior em menos de dois meses. Em fevereiro outro balão caiu na zona rural de Buriti dos Montes. Na ocasião um porta-voz do projeto reconheceu que a estratégia era fazer um pouso, porém não soube explicar o motivo da queda. "Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes", disse.

O Laboratório  X confirmou se tratar de um balão do Projeto Loon e esclareceu que a intenção do projeto é transmitir acesso  à internet para áreas rurais remotas e sub atendidas ao redor do mundo.

Confira Nota de Esclarecimento:

"X, uma empresa da holding Alphabet, confirma que trata-se deum balão do Projeto Loon. Nossa intenção com o Projeto Loon é transmitir acessoà Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. Apósuma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfegoaéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade SãoJoão da Serra, Norte do Piauí. Uma equipe de resgate treinada já está a caminhopara trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos ahospitalidade e o apoio da comunidade local."




Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco