Quem busca o tão desejado emprego passa por várias etapas durante todo o processo de seleção realizado pelas empresas. Para o candidato, o trabalho vai desde a elaboração do currículo até a temida entrevista com os recrutadores. Estar bem preparado para enfrentar cada uma dessas etapas pode fazer toda a diferença.

Sabendo disso, somente no primeiro semestre deste ano, 800 jovens e adultos participaram do Workshop de Qualificação Profissional desenvolvido pelo Balcão do Trabalhador. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre o como elaborar um currículo atrativo, como se preparar para uma entrevista de trabalho, além de vivenciarem uma nova experiência profissional.

Nos workshops internos, que acontecem a cada dia quinze dias, 290 pessoas foram beneficiadas com o treinamento. O workshop também foi levado aos Centros de Capacitação da Prefeitura de Teresina. Nesta oportunidade, foram capacitados 245 alunos concludentes dos cursos de formação inicial e continuada ofertados pela Fundação Wall Ferraz durante a execução do Projeto Profissionalizar Teresina. Entidades que atendem grupos em situação de risco e vulnerabilidade social, como os Centros de Referência em Assistência Social, Fazenda da Paz e Ação Social Arquidiocesana também participaram do treinamento de educação profissional. Nesses locais, foram totalizados 263 atendimentos.

Átila Araújo, psicólogo do Balcão do Trabalhador, ressalta a importância de ações que buscam inserir pessoas em vulnerabilidade e risco social: “A maioria dos acolhidos dessas entidades não tinha nenhuma preparação, nunca tinham participado de alguma qualificação profissional. E o nosso objetivo é levar informações, conhecimento sobre o mercado de trabalho de forma que os acolhidos se sintam preparados e seguros para enfrentar o mercado de trabalho. Já nos nossos treinamentos internos a maioria dos participantes nunca teve uma experiência formal de trabalho. A maioria nunca participou de uma entrevista. Então essa é uma ótima oportunidade para quem quer se dar bem nos processos de seleção das empresas”, pontuou.

“Em toda minha vida eu nunca tinha participado de um curso. Com minha nova mudança de vida eu quero colocar em prática os aprendizados que tive com o workshop. Espero que consiga ser aprovado nos testes e entrevistas que vou realizar quando encerrar o tratamento”, afirma J.C.S, que atualmente faz tratamento para dependência química.

Julia Silva, que tem 19 anos e está em busca do primeiro emprego fala da importância de ter momentos como este que oportunizam tirar dúvidas e se qualificar:  “É muito importante esse treinamento para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Eu nunca tinha feito nada parecido e saí do treinamento me sentindo preparada para enfrentar os processos de seleção das empresas”, destacou.

O Workshop de Orientação Profissional, realizado a cada 15 dias pela Fundação Wall Ferraz, é gratuito e aberto ao público. Após o treinamento o participante tem o seu currículo cadastrado no banco de dados do Balcão do Trabalhador. As inscrições para o workshop são realizadas na sede do Balcão do Trabalhador, localizado na Rua Firmino Pires, 379 – Ed. Saraiva Center no Centro de Teresina.