Balcão único simplifica a abertura de novas empresas no Piauí

O novo procedimento de abrir empresa está disponível no sistema on-line Piauí Digital

Balcão único simplifica a abertura de novas empresas no Piauí | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A formalização de negócios no Piauí ficou mais simples e célere com o processo Balcão Único na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). O novo procedimento de abrir empresa reúne cinco etapas, desde o registro ao licenciamento, num único fluxo dentro do sistema on-line Piauí Digital. O lançamento oficial e o treinamento acerca do novo processo foram realizados nesta segunda-feira (10), em Teresina, e contou com a presença de representantes dos conselhos de contabilidade e de administração, usuários, servidores e vogais da Jucepi.

Na abertura do evento, a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, destacou as vantagens do Balcão Único como a redução do número de etapas e a eliminação do preenchimento de dados entre diferentes sistemas. “Hoje cerca de 40% dos processos ficam em exigência por divergências entre as informações apresentadas no sistema da Jucepi e no DBE da Receita Federal. O balcão único elimina o preenchimento do DBE e concentra o processo de registro da empresa num único fluxo no Piauí Digital, reduzindo o tempo de análise, eliminando as redundâncias e evitando os erros de informações divergentes entre os sistemas”, explica a presidente.

Para o diretor do Sebrae Piauí, Mario Lacerda, o Balcão Único é um avanço significativo que vai melhorar a vida dos empreendedores de modo especial os empreendedores dos pequenos negócios. “O Balcão Único vai permitir o melhoramento do ambiente de negócios para o empreendedor na medida em que a abertura da empresa vai se fazer de uma forma mais efetiva num único espaço digital. Por meio do Piauí Digital, o empreendedor pode abrir o seu negócio sem precisar ir na Receita Federal ou buscar outros órgãos fora desse ambiente digital”, afirmou.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Adriana da Graça, parabenizou o novo processo. “O Balcão Único é um passo muito importante para toda a classe contábil e para a Jucepi ao unificar todos trâmites da abertura de empresa num espaço virtual”, comemorou.

No lançamento, também esteve presente o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Rego, que destacou a parceira da corporação com a Jucepi e o Sebrae na melhoria do ambiente de negócios. “Participamos do processo no ato de liberar o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. Então, sempre estamos juntos nesses eventos, prestigiando e participando das atualizações no que a gente deve melhorar no atendimento ao empresariado piauiense”, afirmou.

Também estiveram presentes no lançamento, a presidente do Instituto das Mulheres Contadoras do Piauí (IMCEPI), Janaina Moura, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Roberthy dos Santos Barbosa, e os representantes do subcomitê gestor da Redesim no Piauí.

Sobre o Balcão Único

O Balcão Único já está em funcionamento no Piauí e nos estados do Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. O projeto é liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e conta com a atuação das equipes da Secretaria Especial da Receita Federal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – responsável pelo desenvolvimento da iniciativa – e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A implementação do Balcão Único torna mais simples a vida do empreendedor brasileiro, com redução de custos e de tempo. “Os cidadãos podem agora abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. É o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Saiba mais sobre o que muda com o balcão único em www.jucepi.pi.gov.br.

Para abrir uma empresa, acesse www.piauidigital.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES